27 de maio de 2021

Pós-Treino: Conheça 10 alimentos que aceleram a recuperação muscular

Pós-Treino: Quem nunca, depois de terminar o treino diário, sentiu dores no corpo? Você sabe porque isso acontece?

O motivo das dores está relacionado às microlesões nos músculos  que os exercícios físicos causam. Para que seu corpo fique pronto para uma nova rodada de treino, é preciso que se preze por uma boa e responsável reparação muscular. Alguns alimentos podem contribuir para esse processo e ainda acelerar o ganho de massa magra no organismo. Confira agora os 10 melhores alimentos para a recuperação muscular.

Para reparar a musculatura, muito se fala que é preciso consumir alimentos ricos em proteínas e carboidratos. Seja para repor a energia consumida dos músculos, evitando a perda de massa magra, ou para garantir energia para as próximas atividades.

Mas o ideal não é focar apenas nessa classe de alimentos. As atividades físicas liberam radicais que leva ao envelhecimento de células e tecidos. Assim, nutrientes como selênio e ômega-3 e outros antioxidantes, como vitamina C e E, são igualmente essenciais para que a recuperação pós-treino seja completa. 

Consuma beterraba no pós-treino para reparar os músculos 

Essa raiz, rica em vitaminas A, B e C, cálcio, potássio e ferro, possui inúmeros benefícios. Entre eles, o fato de que ela além de melhorar em até 15% o tempo de resistência física durante o exercício ela ajuda na reparação do músculo. Com uma substância vasodilatadora, o nitrato, ela retarda o tempo de exaustão, melhora a circulação sanguínea e reduz a fadiga.

A beterraba carrega inúmeros benefícios que contribuem para a recuperação do músculo no pós-treino. Imagem: Divulgação.

Consuma espinafre no pós-treino para reparar os músculos 

Para treinar e se recuperar bem, o espinafre é uma ótima opção de alimento. Ele potencializa a energia durante os exercícios, aumenta a captação de oxigênio pelos músculos, e ajuda a tratar a microlesões causada nos músculos  devido ao esforço físico.

Consuma brócolis no pós-treino para reparar os músculos 

Para quem treina, consumir brócolis durante as refeições do dia, ajuda na prevenção das dores e tensões musculares. Segundo estudos, essa hortaliça, mantém em equilíbrio, o balanço entre estrógeno e testosterona o que contribui para uma melhor recuperação do músculo. 

Consuma ovo no pós-treino para reparar os músculos 

Repleto de aminoácidos essenciais, o ovo repara o tecido muscular lesionado pelos treinos ao passo que também favorece o ganho de massa magra. Esses benefícios se devem ao fato da presença de substâncias como a leucina, a vitamina D e muitas outras que são bem aproveitadas e absorvidas pelo organismo, favorecendo a recuperação dos músculos.  

Para acelerar o processo de recuperação do músculo, o ovo é um poderoso alimento. Imagem: Divulgação.

Consuma café no pós-treino para reparar os músculos 

Quem adora um café vai amar essa informação. Segundo pesquisas o café ajuda tanto o desempenho quanto a recuperação pós-treino. Ele aumenta em  60% o estoque energético muscular em forma de glicogênio. Também potencializa a captação do carboidrato consumido, te dando assim, vários motivos para consumi-lo no pós-treino.  

Consuma frutas cítricas no pós-treino para reparar os músculos

Pouca gente sabe, mas as frutas cítricas são imprescindíveis para a recuperação muscular. Elas estimulam o desenvolvimento e a recuperação dos tecidos musculares danificados. Ainda reduzem a ação dos radicais livres e aumentam a defesa no organismo, o que te ajuda a se recuperar bem no pós-treino.

Quer receber mais conteúdos como esse por email?

Cadastre-se gratuitamente e receba conteúdos para Queimar Gordura!

Consuma linhaça no pós-treino para reparar os músculos

Para as dores musculares tardias, a linhaça é indispensável. Entre 8h e 72h após o treino, o incômodo pode se intensificar. Consumindo linhaça, você diminui a inflamação e repara o músculo devido a alta propriedade de reparação que ela carrega. A presença de  ômega-3 na sua composição, melhora a mobilidade das articulações, trata e previne as lesões no músculo.

Consuma água no pós-treino para reparar os músculos

Cerca de 75% da nossa musculatura é composta de água. Assim, consumi-la logo após o treino é fundamental para a recuperação do músculo. Ela hidrata e repõe os minerais perdidos durante o treino. Sem contar que com as células hidratadas a síntese de proteínas é otimizada, o que contribui para o ganho da massa magra e para os resultados. 

A água é indispensável para uma recuperação muscular mais rápida. Imagem: Divulgação.

Consuma oleaginosas no pós-treino para reparar os músculos

Castanhas, nozes, são alguns exemplos de oleaginosas altamente importantes para a recuperação muscular. Elas diminuem a ação dos radicais livres liberados durante os exercícios, melhoram o funcionamento tireoideano, elevam o gasto energético e melhoram o funcionamento dos hormônios. Sendo assim, um alimento super importante para o tratamento e saúde do músculo. 

Consuma gengibre no pós-treino para reparar os músculos

Retarda o dano muscular, acelera a recuperação, a reparação do músculo e traz inúmeros benefícios que otimizam o ganho de massa magra e a queima de gordura. Esse alimento termogênico contém propriedades e substâncias, entre elas o gingerol, em grande parte responsável por esses benefícios. 

O gengibre ajuda a garantir mais saúde para os músculos. Imagem: Divulgação.

Quer aprender a combinar os Alimentos para  potencializar os seus resultados nos treinos e ainda reparar os músculos de forma mais eficaz?

Através do Programa Secar Sem Dieta eu te explico tudo sobre as combinações poderosas de Alimentos, em um módulo bônus do Programa, que vão otimizar seu pré e pós treino,  e ainda te dou o passo a passo do que comer a cada refeição para ativar a queima de gordura acelerada no seu metabolismo.

Clique no botão verde abaixo QUERO SECAR para conhecer o Programa, fazer sua inscrição e Secar Sem Dieta:

Beijos da Nutri,

Vanessa Baad

Deixe seu comentário