2 de janeiro de 2019

Lactose engorda ou é mito? Preciso evitar leite ou não?

Você já deve ter percebido que assim como o glúten a lactose virou um dos vilões da alimentação, muita gente cortou o leite para “emagrecer” mesmo sem ter intolerância. Mas será que isso tem fundamento? Vamos primeiro entender o que significa:

O que é Lactose?

É um carboidrato (açúcar) encontrado no leite. Mais especificamente, trata-se de um dissacarídeo, formado pelos monossacarídeos glicose e galactose.

leite com lactose
A lactose é popularmente conhecida como o “açúcar do leite”. Imagem: (Divulgação)

A palavra “lactose” tem origem no latim, onde lac = leite e ose = química.

Para que a lactose seja digerida e absorvida pelo organismo, ela precisa sofrer a ação da lactase, uma enzima produzida pelos mamíferos que divide a lactose em glicose e galactose. O problema é que nem todo mundo possui essa enzima ou possui em níveis muito baixos. O que caracteriza a intolerância à lactose.

O que provoca intolerância à lactose?

A incapacidade parcial ou completa de digerir o açúcar existente no leite, é a intolerância à lactose. Ela ocorre quando o organismo não produz, ou produz em quantidade insuficiente, uma enzima digestiva chamada lactase, que quebra e decompõe a lactose.

Como consequência, essa substância chega ao intestino grosso inalterada. Ali, ela se acumula e é fermentada por bactérias que fabricam ácido lático e gases, promovem maior retenção de água e o aparecimento de diarréias e cólicas.

OBS: É importante estabelecer a diferença entre alergia ao leite e intolerância à lactose. A alergia é uma reação imunológica adversa às proteínas do leite, que se manifesta após a ingestão de uma porção, por menor que seja, de leite ou derivados. Ou seja, quem tem alergia pode se sentir mal mesmo ingerindo um leite sem lactose.

Pesquisas mostram que 70% dos brasileiros apresentam algum grau de intolerância à lactose, que pode ser leve, moderado ou grave, segundo o tipo de deficiência apresentada. É muito comum por exemplo, pessoas observarem os sintomas quando ingerem o leite, mas não sentirem nada com seus derivados (iogurtes, queijos e cremes).

Leite vegetal sem lactose
O leite vegetal, como por exemplo o leite de amêndoas é uma opção sem lactose. Imagem:(Divulgação)

Excluir a Lactose Emagrece?

De onde vem essa ideia de que excluir a lactose da dieta emagrece? Como ela é o açúcar do leite muita gente acreditava que consumindo os alimentos lacfree estaria ingerindo uma menor fonte de carboidratos.

O que não acontece, pois a indústria alimentícia ainda não descobriu uma forma de retirar a lactose dos produtos lacfree. Como assim nutri? Isso mesmo! Lembra da enzima lactase que está deficiente em intolerantes, pois é…ela é acrescentada nos produtos lacfree para que pessoas intolerantes possam consumir sem maiores problemas. Então se o açúcar (lactose) não foi retirado a caloria continua a mesma!

Pessoas que possuem intolerância devem evitar produtos com lactose não só para melhorar os sintomas, mas também porque ela pode causar um processo inflamatório, e o intestino inflamado pode sim interferir no processo de perda de peso e absorção de nutrientes. A enzima lactase também pode ser comprada separadamente, caso você seja intolerante consulte seu nutricionista sobre essa possibilidade.

Geralmente pessoas não intolerantes acabam retirando de sua alimentação a lactose por achar que estão optando por uma alimentação saudável. Aqui no Blog tem uma matéria muita bacana com as melhores dicas para você que deseja ter ou manter uma alimentação saudável. Basta clicar aqui.

E para aquelas pessoas que se incomodam com o inchaço na barriga, no Canal mais Saudável do Brasil eu te mostro qual a solução para isso e como o leite tem influências nessa sensação de inchaço!

Beijos da Nutri,

Vanessa Baad

Deixe seu comentário