25 de novembro de 2017

Como adoçar o café sem açúcar

Olá pessoal! Você que me acompanham no instagram @vanessabaadnutri ou no Facebook, devem ter visto que lancei um desafio para que vocês aprendam a mudar o paladar e se livrar do açúcar!

Como muita gente falou que a maior dificuldade era retirar o café do açúcar resolvi dar dicas de como adoçar o café sem nenhum tipo de açúcar ou adoçante, mesmo natural.

A intenção é que você perceba quanto nosso paladar pode mudar e quanto menos doce consumimos, mais fácil fica controlar o desejo ou vício por doce.

Ok Nutri, mas como o adoçar café?

1. Stevia:

Trezentas vezes mais doce do que o açúcar, a Stevia é uma das maneiras mais fáceis e saudáveis para adoçar o café, sem ter que usar o açúcar. Rico em antioxidantes e com um índice glicêmico zero, os diabéticos também podem usá-lo de forma segura. Mas vale lembrar: dê preferência ao extrato de Stevia orgânico e fique de olho na embalagem para ver se ela não contém dextrose, pó de celulose e eritritol na sua composição!

2. Baunilha

A baunilha adoça muito bem!! A fava! Sim, eu sei que a fava não é barata, mas você não vai precisar de muito para adoçar o café. Além disso, ainda existe a opção de usar o extrato natural de baunilha, procurando bem é possível encontrar em supermercados ou em lojas de produtos naturais.

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Para você que não conhece essa é a fava de baunilha! Vende em supermercados e mercados de produtos culinários.

3. Canela

Canela é vida!! Basta uma pitada ou um pedacinho dentro da xícara para deixar o cafezinho rico em sabor e ainda pode ajudar a emagrecer! A canela é comprovadamente um termogênico natural, além de ter diversas propriedades funcionais como diminuir o açúcar do sangue! Experimente!

4. Tâmaras

As tâmaras são excelentes substitutos do açúcar. Embora as tâmaras contenham açúcares naturais, eles são uma forma saudável de adoçar. Para fazer basta triturar elas com água até formar um purê. Fica muito bom e adoça super bem.

5. Leite de amêndoas

Amêndoas contêm pouquíssimo açúcar, mas o seu óleo ou leite de sabor adocicado engana as nossas papilas gustativas. Você pode usar ele no café ou em chás! Fica muito bom! Só tenha cuidado com os leites de amêndoas vendidos em supermercados, muitos tem açúcar na composição. Eu faço o meu próprio leite vegetal em casa, é muito simples e 100% natural!

6. Coco fresco

Não há nada tão doce como uma polpa de coco fresquinho. Mas se for difícil encontrar essa opção na sua cidade, você também pode se render ao coco ralado, mas só se for SEM adição de açúcar. Pode usar no chá também! Experimente!

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7. Óleo de coco

Experimente fazer o café e adicionar um pouco de óleo de coco. Nosso cérebro associa “sabor doce” ao cheiro de coco e mesmo quando não há açúcar presente (como no caso do óleo de coco) a boca sente o gosto. É incrível!

8. Cacau em pó alcalino

O cacau em pó alcalino é mais adocicado e é 100% natural! Ele vai fazer como o óleo de coco. Você vai sentir cheio de chocolate e vai sentir o doce por isso! 😉

9. Mel

O mel é uma excelente alternativa ao açúcar refinado ou aos adoçantes artificiais. Rico em enzimas, componentes antibacterianos, vitaminas, minerais, aminoácidos e fitonutrientes, o mel orgânico é um alimento alcalinizante que adoça naturalmente, porém tem que ficar de olho nas calorias.

10. Mel vegano

Existe um “mel” que é feito de coco. Quem é vegano ou vegetariano usa muito, pois são contra a produção de mel pelas abelhas. Ele é menos doce que o mel natural, mas tem um sabor bem específico. Vale a pena conferir!


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