6 de setembro de 2022

Pré-treino: O que comer e o que evitar antes dos treinos 

Para um treino ideal, é necessário dedicar atenção não apenas aos exercícios, mas também à alimentação. Nesse sentido, conhecer os alimentos e escolher bem o que comer, é fundamental. Caso contrário, você pode não ter energia o suficiente para completar as atividades ou gerar um efeito contrário ao desejado, perdendo, e não, ganhando massa muscular ou definição.

Os melhores alimentos para o pré-treino são aqueles que fornecem a energia necessária para o treino e promovem a recuperação muscular. Inclusive, são os alimentos e as combinações ricas em proteínas, carboidratos e gorduras, e que possuem baixo índice glicêmico que fornecem as vitaminas, minerais e recursos energéticos que você precisa para um treino bem-sucedido.

No entanto, vale lembrar que aqueles ricos em açúcares, gorduras e estimulantes podem não ser uma opção ideal para esse momento. Quer descobrir o que comer no pré-treino para otimizar seus resultados, favorecer a queima de gordura e o ganho de massa muscular, sem sobrecarregar seu sistema digestivo e ainda garantir um treino de sucesso e bem aproveitado? 

Confira, abaixo o que comer e o que evitar antes dos treinos 

 

A alimentação é um pilar fundamental para a promoção da saúde muscular. Imagem: Divulgação.

Para um pré-treino ideal, invista em: 

Banana

A banana é uma fruta completa, rica em inúmeros nutrientes e por isso, ela pode ser considerada um dos melhores alimentos para ser consumido antes do treino. Segundo estudos, uma banana de tamanho médio consumida antes do treino pode fornecer toda energia necessária para uma sessão de atividades.

Ela ajuda a estimular a sensação de bem-estar e promove um bom auxílio energético, ou seja, contribui para a energia do corpo. A fruta ainda atua na recuperação e relaxamento muscular e diminui as câimbras. 

Além da banana madura, outra boa opção é consumir essas bananas ainda verdes (pode ser como biomassa). Elas possuem maior quantidade de amido resistente, o que aumenta a saciedade e diminui o acúmulo de gordura corporal. 

Batata-doce

A batata-doce é um alimento completo, independentemente das suas cores. Saudável e nutritiva, ela é bem versátil na culinária. A raiz é rica em vitaminas B6, C e D, proteínas, fibras, carboidratos e minerais como o ferro, o magnésio e o potássio. 

Diante de tantos benefícios, o alimento está na lista dos mais famosos no que se refere ao seu consumo antes e depois dos treinos. Ela possui baixo índice glicêmico o que evita a formação do pico de insulina e ajuda a manter as reservas de energia por mais tempo, garantindo mais energia durante todo o período do exercício e também, saciedade.

O alimento ainda  ajuda no desenvolvimento dos músculos, fortalece o sistema imunológico e contribui para a saúde cardiovascular

Aveia

A aveia é uma opção nutritiva e saborosa rica em fibras e propriedades, que fornecem um grande percentual de energia. Mesmo uma pequena porção do alimento, já pode fazer toda diferença, se acrescentado ao seu pré-treino. 

É um cereal que pode ser usado de diferentes maneiras em muitas preparações e que proporciona uma série de combinações com outros alimentos, que além de deliciosas, são poderosas quando o assunto é garantia de mais saúde e otimização da queima de gordura 

A aveia ainda ajuda na redução do colesterol ruim, na diminuição dos níveis de triglicerídeos e no controle dos picos de insulina no sangue. Ainda é capaz de acelerar o metabolismo e prevenir o acúmulo de gorduras e toxinas. Quanto à melhor forma de consumo:  Você pode optar pela opção em flocos e polvilhar o cereal em frutas. 

Amendoim

Ele contém aminoácidos que têm ação direta no sistema imunológico e no sistema muscular, o que garante maior imunidade e mais saúde para os músculos. Sendo assim, é uma ótima escolha para ser consumido no pré-treino.

Além disso, é rico em antioxidantes poderosos que ajudam a proteger o organismo contra doenças e inflamações. Ainda auxilia na saúde dos ossos, do sistema nervoso, previne a anemia e também ajuda a melhorar o humor. 

Para a queima de gordura ele pode ser um aliado considerando a saciedade prolongada que ele pode proporcionar e a melhora no funcionamento do intestino. 

Conheça outros alimentos que podem otimizar o seu pré-treino, clicando aqui.

Laranja

Muito além da imunidade. Muita gente conhece a laranja pela riqueza da fruta em vitamina C. De fato, ela atua significativamente no nosso sistema imunológico, aumentando nossas defesas. No entanto, a laranja ainda abriga diversos outros benefícios. 

Ela ajuda a melhorar a digestão, a ativar o metabolismo, a garantir saciedade e energia e ainda atua na função reparadora do músculo, promovendo a saúde dos tecidos musculares, otimizando assim, o treino. 

É necessário atentar-se no que se refere aos alimentos que você ingere no seu pré-treino. Imagem: Divulgação.

Para um pré-treino ideal, essas opções podem não ser ideais para esse momento 

Bebidas energéticas

Muitas pessoas consideram que consumir bebidas energéticas e açucaradas antes do treino pode garantir mais energia e disposição. No entanto, este tipo de bebida, além do açúcar adicionado, contém cafeína em excesso e outras substâncias que podem aumentar a sua frequência cardíaca e pressão arterial durante os exercícios.

Dessa forma, não só o rendimento do treino como também a sua saúde, pode ser prejudicada. 

Alimentos com alto teor de gordura

Nem todas as gorduras são ruins, mas os alimentos muito ricos em  lipídios (principalmente a gordura saturada e trans) podem não ser a melhor escolha a se fazer caso você esteja prestes a se exercitar. 

Esses alimentos apresentam digestão muito lenta e podem causar mal estar e enjoos durante o esporte. Carne vermelha, por exemplo, pode fazer seu corpo trabalhar mais na digestão, diminuindo a energia, provocando cansaço e fadiga. 

Confira também: Erros que podem estar te impedindo de ganhar massa muscular

Granola e barras de proteína açúcaradas

Granola e barras de proteína, são alimentos açucarados artificialmente, com alto índice glicêmico, podem causar um pico de energia rapidamente e, logo em seguida, reduzir o seu desempenho, provocando fadiga.

Isso acontece porque os principais componentes desses produtos são carboidratos simples, ou seja, de absorção rápida, a energia fornecida por eles é absorvida em poucos minutos. Melhor ficar com os carboidratos complexos (como frutas, legumes e raízes), que são absorvidos de forma mais lenta e regular, garantindo energia a curto e médio prazo.

Alimentos ricos em lactose 

Alimentos ricos em lactose podem causar sonolência, gases, enjoos ou desconfortos abdominais se consumidos antes dos exercícios físicos. Portanto, antes do treino, procure evitar o consumo de leite e derivados. 

Alimentos que incham

Alimentos que fazem com que seu corpo retenha líquido (que possui sal em excesso) ou os que provocam gases (como o brócolis, feijão, repolho, entre outros) podem gerar desconfortos e dores durante o treino e, consequentemente, diminuir o seu desempenho.

Sendo assim, para evitar esses incômodos, busque evitar, no período do pré-treino, consumir estes alimentos. 

Um pré-treino de qualidade envolve combinações alimentares inteligentes. Imagem: Divulgação.

Pós-treino: Tudo que você precisa saber para fazer bem feito

Vale lembrar que o seu lanche, seu pré-treino, deve levar em consideração o horário de consumo. Se for se alimentar entre 30 minutos e 1 hora antes do treino, o ideal é que o lanche seja leve. Se for se alimentar 1 ou 2 horas antes do treino, você pode montar um prato mais completo, com grandes quantidades de carboidratos e proteínas.

Conheça 10 alimentos para potencializar o seu pós-treino

Quer aprender a combinar os alimentos para  potencializar os seus resultados e melhorar o seu rendimento nos treinos? No Programa Secar Sem Dieta eu te explico tudo sobre as combinações e estratégias alimentares para te ajudar a secar, ganhar massa muscular e definição. 

Ainda, em um módulo bônus do Programa, você pode otimizar seu pré e pós treino,  e aprender o passo a passo do que comer para garantir resultados otimizados. 

Clique no botão verde abaixo QUERO SECAR para conhecer o Programa, fazer sua inscrição e Secar Sem Dieta:

 

Beijos da Van

Deixe seu comentário