9 de janeiro de 2020

Síndrome do Ovário Policístico (SOP): O Que Devo Comer?

Síndrome do ovário policístico: o que é?

A síndrome do ovário policístico (SOP) é uma desordem complexa e multigênica, que afeta grande parte das mulheres, principalmente em idade reprodutiva. Na maioria dos casos, pode causar infertilidade por anovulação, ou fazer com que a mulher tenha maior risco de ter diabetes (devido a comum resistência à insulina), doenças cardiovasculares, câncer do endométrio e ganhar peso com mais facilidade.

Para prevenir tudo isso a melhor maneira é ter uma alimentação balanceada e feita de acordo com as necessidades do seu organismo, então o primeiro passo é procurar um nutricionista!

alimentos ideais para ovário doente
Alimentos fontes de gorduras boas são super indicados para as mulheres com síndrome do ovário policístico. Imagem: Divulgação.

 

Tenho SOP: O que devo comer?

Controlar a glicemia e a resistência a insulina, deve ser prioridade! Para isso consuma os carboidratos sempre na versão integral (pães integrais, arroz integral, quinoa) ou na forma natural (batata, inhame, mandioca, mandioquinha cozidas), uma vez que estes fornecem mais nutrientes e demoram mais pra serem digeridos liberando glicose em pequenas concentrações. Consumir óleos de linhaça e azeite de oliva, também ajudam a diminuir a resistência a insulina. Veja uma dica sobre arroz integral clicando aqui.

Além disso, uma alimentação rica em fibras (frutas, vegetais e cereais) também é ótima para mulheres com síndrome do ovário policístico, porque retardam o esvaziamento gástrico e auxiliam no equilíbrio da absorção de açúcar no sangue. 

Reduzir o consumo de alimentos com alta concentração de gorduras saturadas (carnes com gorduras, banha de porco, queijos amarelos, leite), e consumir alimentos ricos em magnésio, já que este atua na melhora da sensibilidade a insulina também é muito importante. Para isso, tenha sempre na dieta vegetais folhosos verde escuros, legumes, cereais integrais, castanhas e abacate. Quer saber mais sobre magnésio? Clica aqui.

Por fim fique de olho no controle de peso! A perda de peso favorecerá a utilização dos hormônios circulantes, a melhora dos níveis de gordura no sangue e diminuição da resistência à insulina; por isso, quem tem SOP nunca pode negligenciar uma alimentação saudável. Uma alimentação inteligente aliada aos exercícios físicos representam o tratamento de primeira linha para essa doença. Então não fique parada!

Melhores alimentos para quem tem SOP:

1. Oleaginosas:

  • Avelãs;
  • Pistache;
  • Amêndoas;
  • Nozes;
  • Castanhas.

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2. Frutas e verduras:

  • Laranja;
  • Maçã;
  • Abacate;
  • Alface;
  • Agrião;
  • Rúcula;
  • Couve folha;
  • Espinafre;
  • Tomate;
  • Cebola.

3. Alimentos funcionais:

Para você que ainda não conferiu no Canal mais Saudável do Brasil, os benefícios do Psyllium, corre para ver esse vídeo super bacana:

Beijos da Nutri,

Vanessa Baad

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