8 de setembro de 2018

Biomassa de Banana Verde Emagrece e Previne Doenças

A Biomassa de Banana Verde é constituída em grande parte por fibras e amido resistente. Esse amido resistente é responsável por promover a saciedade, contribuindo no controle do apetite e consequentemente ajuda no emagrecimento.

Além disso, esse alimento tem sido considerado um excelente aliado na prevenção e controle de alguns problemas de saúde, como: constipação intestinal, anemia, hipertensão arterial, diabetes do tipo II, depressão, artrite, câncer, problemas neurológicos e osteoporose (1). (Por falar em osteoporose, clica nesse link para ter acesso a matéria sobre nutrição e saúde óssea)

Outro alimento que também ajuda no tratamento de anemia, controle do colesterol ruim e pressão arterial é a Spirulina.

Como Fazer Biomassa de Banana Verde?

Ingredientes:

  • 1 cacho de bananas verdes;
  • Água de acordo com a necessidade.

Modo de preparo:

Lave as bananas bem verdes com casca, uma a uma, utilizando uma esponja com água e sabão e enxágue bem.

Coloque água em metade de uma panela de pressão e deixe ferver.

Coloque as bananas (retiradas com cuidado pelo talo principal, para que não abram durante a cocção) até onde couberem na água e feche a panela. Assim que começar a pressão, conte 8 minutos.

Após esse período, desligue o fogo e deixe que a pressão continue cozinhando as bananas.

Espere o vapor escapar naturalmente. Não force o processo abrindo a panela debaixo da torneira, por exemplo. Ao término do cozimento, mantenha as bananas na água quente da panela.

Vá aos poucos tirando a casca da fruta e coloque no liquidificador. Acrescente água filtrada lentamente e processe até obter uma pasta bem espessa, parecendo um purê. Não há quantidade certa de água pois depende da quantidade e do tamanho das bananas; vá batendo com cuidado e adicionando água conforme a necessidade.

Após pronta, use como substituto de creme de leite em qualquer receita e adicione em sucos, purês, feijão, molhos, bolos e tortas.

Preparo biomassa de banana verde
Passo-a-passo do preparo da Biomassa de Banana Verde. Imagem: (Divulgação)

Como Conservar a Biomassa de Banana Verde?

A biomassa de banana verde pode ser armazenada durante cinco dias na geladeira e durante três meses no congelador. Sugestão de consumo:2 a 4 colheres de sopa/ dia.

Da banana verde cozida podemos fazer a biomassa e a farinha que são excelentes espessantes para receitas como bolos e pães, pode engrossar sopas, molhos e ainda pode ser acrescentada em sucos e vitaminas.

Confere algumas receitas que preparei para você no meu blog que podem levar a biomassa de banana verde:

Além da Biomassa de Banana Verde não possuir sabor característico de banana, ela também não contém glúten (boa alternativa para quem tem doença celíaca) e é um alimento muito indicado para pessoas diabéticas (já que ajuda no controle do índice glicêmico). Por falar em diabetes, confere abaixo um vídeo do canal mais saudável do Brasil sobre as frutas que mais indico para o controle glicêmico:

Beijos da Nutri,

Vanessa Baad

Deixe seu comentário