24 de abril de 2019

Para Quem Serve a Suplementação de Magnésio?

Para quem nunca ouviu falar de magnésio, ele é um dos minerais mais importantes do nosso corpo, estando presente na maioria dos nossos órgãos, como coração e rins, e também nos músculos!

O magnésio tem papel importante nas funções celulares, ajudando no transporte de potássio e cálcio, modulando sinais de transdução – processo através do qual uma célula converte um tipo de sinal ou estímulo em outro – atuando no metabolismo de energia, proliferação celular e reações enzimáticas. Vale ressaltar que o magnésio também compõe a estrutura óssea e participa da transmissão neuromuscular.

Magnésio alimentos
Quanto mais natural melhor! O magnésio tem diversos benefícios. Por que não introduzir na sua alimentação? Imagem: (Divulgação)

Quais as consequências da deficiência de Magnésio?

A deficiência do mineral pode provocar prejuízos musculares além de dano vascular grave no coração e nos rins, acelerando o processo de aterosclerose, podendo causar vasoconstrição das artérias coronárias e aumento da pressão. Além disso, a deficiência de magnésio também está associada a infecções bacterianas e fúngicas, deficiência de cálcio e potássio, fraqueza e sensação de fadiga (1).

Quer receber mais conteúdos como esse por email?

Cadastre-se gratuitamente e receba conteúdos para Queimar Gordura!

Preciso suplementar?

O Cloreto de Magnésio é utilizado como alternativa para suplementar a deficiência de magnésio em muitos pacientes.  

Muitos profissionais de saúde aconselham o uso do Cloreto de Magnésio como a forma mais eficaz de suplementação dietética do magnésio, especialmente por que o cloreto exerce um papel importante na produção de ácido clorídrico no estômago. Nesse sentido, o uso do Cloreto de Magnésio é um importante aliado para as pessoas com mal absorção de vitaminas e minerais, dificuldade de digestão e maior susceptibilidade à infecções intestinais.

A suplementação pelo Cloreto de Magnésio pode ser utilizada para complementar os baixos níveis de magnésio no sangue em pessoas que tomam medicamentos ou sofrem de doenças que inibem a sua capacidade de absorver magnésio na dieta. Mas isso somente após ser diagnosticada a deficiência através de exames solicitados por um profissional.

pilulas-amarelas-formando-magnésio
A suplementação de Magnésio deve ser realizada após uma adequada avaliação profissional. Imagem: (Divulgação)

Atenção!

A suplementação sem supervisão de um profissional pode causar intoxicação. Os efeitos colaterais incluem diarreia, náuseas e dor abdominal. Grandes doses desse mineral suplementadas podem causar hipermagnesemia, especialmente em pacientes com função renal comprometida. Os sintomas de toxicidade de magnésio incluem a hipotensão, letargia, confusão, perturbações do ritmo cardíaco normal, a perda da função renal, fraqueza muscular, dificuldade respiratória e parada cardíaca.

Se você está tomando sulfonato de sódio poliestireno, digoxina, antibióticos, medicamentos para osteoporose ou doença de Piaget, reposição do hormônio tireoidiano ou anfetaminas, incluindo medicamentos para déficit de atenção e hiperatividade, ou se você sofre de insuficiência renal, úlceras estomacais ou desidratação, o consumo do cloreto de magnésio pode ser mais perigoso ainda.

Lembre-se: antes de iniciar qualquer suplementação procure um nutricionista. A maioria dos minerais ou vitaminas não geram efeitos positivos se não estiverem deficientes no seu organismo…e além de tudo podem fazer muito mal à saúde.

Falando em reposição dos hormônios da tireoide,  não deixa de conferir essa matéria que preparei, onde te mostro os melhores remédios naturais para hipotireoidismo. Basta clicar aqui.

Onde encontro alimentos ricos em Magnésio?

castanhas-de-caju
Oleaginosas como as castanhas de cajú são fontes ricas em magnésio. Imagem: (Divulgação)

O magnésio é amplamente distribuído nos alimentos. Por isso, na maioria das vezes não é preciso suplementar. As principais fontes são as frutas, verduras e legumes, já que o mineral faz parte da clorofila dos vegetais. Algumas sementes e oleaginosas, também são boas fontes. Os cereais integrais também contêm quantidades importantes.

Lista dos alimentos ricos em Magnésio:

  1. Verdes folhosos (couve, espinafre, brócolis e nabo);
  2. Leguminosas (feijão, lentilha, ervilha, grão de bico);
  3. Banana;
  4. Abacate;
  5. Nozes;
  6. Castanha de caju;
  7. Amêndoas;
  8. Peixes como salmão e cavala;
  9. Sementes de girassol, gergelim e abóbora;
  10. Cereais.

Receitas Ricas em Magnésio

Aqui no Blog te ensino algumas receitas que utilizam ingredientes ricos em magnésio para sua alimentação. Além de ricas nutricionalmente, são receitas simples e super saborosas! Vale a pena conferir.

E já que estamos falando do quanto os alimentos em sua forma natural podem trazer benefícios para a saúde, acho que você vai gostar de ver esse vídeo no Canal mais Saudável do Brasil!

Beijos da Nutri,

Vanessa Baad

 

Deixe seu comentário