14 de novembro de 2018

7 Dicas para Controlar a Compulsão por Doces!

Quem aí não resiste a um docinho? Essa compulsão por doce é mais comum do que você imagina, e infelizmente uma das maiores inimigas da dieta. Isso porque muitos não sabem, mas pode existir um desequilíbrio hormonal ou falta de controle emocional por trás disso.

Controlar a compulsão por doce envolve muito mais do que simplesmente tentar fugir desses alimentos.

7 dicas para controlar a vontade de comer doce:

1. Respeite as refeições principais:

Realize diariamente três refeições principais de forma correta (sem corte alimentos e respeitando sua saciedade em relação à comida), se precisar realize lanches ao longo do dia.

Essa questão de comer em três em três horas é bem variável (não é uma regra), depende de sua rotina, mas a escute sua vontade de comer ao longo do dia.

doces variados
A compulsão por doce pode ser uma resultado de uma desregulação endócrina. Imagem: (Divulgação)

2. Estabeleça uma dieta rica em proteínas:

Certifique-se que sua dieta contém adequadas porções de proteína animal e vegetal. Uma quantidade satisfatória pode aumentar a saciedade e diminuir sua vontade de doces.

3. Substitua os carboidratos:

Troque os carboidratos simples, por carboidratos complexos como a batata doce, os alimentos integrais e o inhame, isso deve ser feito principalmente nos horários que você sente mais vontade de comer doce.

4. Tenha uma frequência semanal para consumir doces:

O seu nutricionista é o profissional adequado para te ajudar a definir essa quantidade com você. Isso porque muitas pessoas tentam trocar o doce por algo com o sabor muito diferente e esse desejo acaba aumentando, então excluir não é a melhor opção. Também tem a melhor hora de consumir!

5. Conheça os melhores horários para consumir doces:

Prefira após as refeições principais como o almoço por exemplo. Consumir o doce em jejum aumenta a glicemia mais rápido e o desejo por mais pode se tornar incontrolável. Escolha alguns substitutos naturais do açúcar para adoçar sucos e preparações como: baunilha, tâmaras, canela, leite de amêndoas, concentrados de frutas, purê de maça e estévia.

mulher comendo doce
A compulsão por doces pode atrapalhar o emagrecimento e a manutenção da saúde. Imagem: (Divulgação)

6. Atenção quanto ao uso de doçante:

Não utilize adoçante com aspartame como substituto do açúcar, pois ele diminui a biodisponibilidade de um aminoácido chamado triptofano que é muito importante manter em níveis ideais para diminuir a compulsão por doces.

Se você não sabe qual adoçante escolher, confere essa matéria que preparei no blog.

7. Radicalizar não é a solução:

Não exclua os doces se você ainda não tem condições psicológicas para isso, e pior ainda se o fizer sem acompanhamento. A dieta apropriada associada a prática de exercícios físicos é a combinação ideal no combate a esse tipo de compulsão alimentar.

Gostou das dicas? Aqui no blog eu também preparei matérias que podem te ajudar a diminuir o consumo de açúcar no seu dia-a-dia. Veja abaixo algumas receitas:

No canal mais saudável do Brasil tem um vídeo super bacana sobre dieta low carb e índice glicêmico, que pode te ajudar bastante a controlar essa vontade de comer doces, confere aqui:

Beijos da Nutri,

Vanessa Baad

Deixe seu comentário