28 de maio de 2019

Vitamina D: Tudo que Você Precisa Saber Sobre Ela!

A vitamina D, tem um papel importantíssimo no bom funcionamento do nosso corpo. Diferente dos outros tipos de vitamina, ela pode ser sintetizada pela nossa própria pele. A forma nutricional da vitamina D é o colecalciferol ou calciol, composto que é formado na pele através da irradiação (luz solar) UV do 7-desidrocolesterol, ou seja, nossa própria pele produz!

Apesar da principal fonte de produção da vitamina D ser pela exposição solar, o consumo de alguns alimentos também são fontes que podem ser consideradas auxiliares na manutenção dos níveis de vitamina D no nosso corpo.

Quer receber mais conteúdos como esse por email?

Então junte-se a mais de 500 mil pessoas que assim como você desejam melhorar sua alimentação:

Há relativamente poucas fontes de vitamina D nos alimentos, a maioria das fontes alimentares ricas na vitamina são de alimentos enriquecidos com o ergocalciferol (sintético). E por ser uma vitamina lipossolúvel, indivíduos que seguem uma dieta pobre em gordura irão absorver pouco dessa vitamina da dieta.

Consequências da deficiência de Vitamina D

Recentemente muitos estudos apontam que a falta de vitamina D pode aumentar o risco de doenças autoimunes e doenças crônicas esqueléticas, além de produzir um estado pró inflamatório que pode levar ao surgimento de diabetes e câncer, por exemplo. Além disso, outros inúmeros problemas causados pela sua deficiência já são conhecidos: como obesidade, depressão e acúmulo de gordura abdominal.

Para praticantes de atividade física sua deficiência está associada a diminuição da performance e sintomas como fraqueza muscular e desequilíbrio imunológico (fica mais fácil adoecer).

Vitamina D comprimido
As pessoas com deficiência de Vitamina D precisam além de otimizar a exposição solar, repor através de comprimidos. Tudo seguindo a orientação profissional. Imagem: (Divulgação)

Um benefício muito famoso da vitamina D é a saúde óssea. A vitamina D aumenta a absorção de cálcio e fósforo no intestino, e facilita a absorção desses minerais no osso, fortalecendo-os e reduzindo os riscos de osteoporose e fraturas. Quer saber mais sobre saúde óssea? Então clica aqui!

Uma alternativa seria a suplementação da vitamina realizada após a verificação da deficiência através do exame de sangue. Isso porque não adianta suplementar sem saber se ela está deficiente.

A vitamina D em excesso também pode ser tóxica, ou seja a suplementação sem acompanhamento não deve ser realizada!

Então nutri, a exposição solar em excesso também é tóxica? A resposta é não! Embora o excesso de vitamina D da dieta seja tóxico, a exposição ao sol não provoca intoxicação, pois a pele tem um mecanismo de limite para a quantidade convertida em vitamina D após a absorção!

O único cuidado é com a exposição solar sem proteção. Procurar ficar exposto ao sol em horários mais amenos e no restante do dia aplicar sempre um bom protetor solar, garante sua dose de vitamina D e evita riscos de câncer de pele.

Alimentos Ricos em Vitamina D

  1. Óleo de fígado de bacalhau;
  2. Salmão (clica aqui para ver essa receita deliciosa de salmão);
  3. Ostras;
  4. Fígado de galinha ou bovino;
  5. Cogumelo shitake
  6. Gema de Ovo;
  7. Queijo
alimentos com vitamina D
O consumo de alimentos ricos em vitamina D são importantes para nossa saúde. Imagem: (Divulgação)

 

Lá em cima, disse a vocês que a deficiência de Vitamina D tem relação com sinais e sintomas de depressão. Você sabia que há alimentos que melhoram seu humor e trazem felicidade? Confere esse vídeo no Canal mais Saudável do Brasil! Aposto que você vai adorar!

Beijos da Nutri,

Vanessa Baad

Deixe seu comentário