26 de dezembro de 2019

Banana: A fruta que te ajuda a SECAR!

Que a banana é um superalimento rico em carboidratos, vitaminas, minerais e outros nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo, isso todo mundo já sabe! Agora vem conferir nessa matéria como a banana pode ajudar a sua saúde!

O que é que a banana tem?

  1. Entre os nutrientes dessa fruta maravilhosa, podemos encontrar uma grande concentração de potássio, magnésio, ferro, vitaminas A, C e do complexo B. Além de fibra alimentar e compostos fenólicos, um grupo de antioxidantes que previnem o envelhecimento precoce e ajudam no relaxamento muscular.
  2. Além disso, ela também possui triptofano, um aminoácido que atua como precursor da serotonina, o neurotransmissor relacionado ao prazer e bem-estar. Desta forma, contribui para a melhora da insônia, TPM e estresse.

 

banana em fatias
Banana: uma fruta acessível e poderosa para quem deseja ter mais saúde! Imagem: Divulgação

Curiosidade: 

Sabe aquele “fiapinho” que muita gente joga fora? Chama-se albedo e ele é uma fibra que faz muito bem á saúde! Sabendo disso, não precisa mais sair tirando todo albedo da banana, deixa ele vai, isso aumenta seu consumo de fibras!

Afinal, banana é tudo igual?

A resposta é não! Há diferentes tipos no mercado, e cada uma delas possui mais ou menos substâncias que irão fazer a diferença se forem consumidas de forma inteligente! Confere só as principais características delas:

Banana nanica:

  • Sabor adocicado, rica em magnésio e potássio;
  • Calorias: 92 a cada 100 gramas;
  • Fibra alimentar: 1,9g a cada 100 gramas.

Banana-da-terra:

  • Possui maior teor de vitamina C e carboidrato (amido) do que as demais. Boas doses de magnésio, potássio e manganês. Ideal para preparações quentes;
  • Calorias: 128 calorias a cada 100 gramas;
  • Fibra alimentar: 1,5 g a cada 100 gramas.
banana inteira e cortada em rodelas
Embora exista diversos tipos de banana no mercado, cada variedade possui benefícios diferentes. Imagem: Divulgação.

Banana-prata:

  • Sabor levemente ácido, boa durabilidade, rica em potássio, magnésio e vitamina B6. Possui o menor teor de frutose (açúcar da fruta) entre as variedades;
  • Calorias: 98 a cada 100 gramas;
  • Fibra alimentar: 2 g a cada 100 gramas.

Banana maçã:

  • Apresenta mais fibras do que os outros tipos. Contém magnésio, vitamina B6, vitamina C, potássio e manganês;
  • Calorias: 87 a cada 100 gramas;
  • Fibra alimentar: 2,6 g a cada 100 gramas

Banana-ouro:

  • Contem magnésio, potássio e vitamina B6. Em calorias, só perde para a banana da terra;
  • Calorias: 112 calorias a cada 100 gramas

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Banana verde:

  • Essa merece destaque, principalmente para ser acrescentada em receitas, sucos e sopas. A banana verde apresenta maior quantidade de amido resistente, que é fermentado no intestino grosso e favorece a saúde e o bom funcionamento do órgão. O consumo regular da farinha ou da biomassa de banana verde por exemplo, aumenta a sensação de saciedade e ajuda a prevenir o ganho de peso e absorção de açúcar pelo sangue (para diabéticos ela é um alimento super interessante).

Aqui no Blog te ensino como fazer Biomassa !

Como a banana pode me ajudar a secar?

Assim como alimentos como tomate e o ovo, a banana também já passou por fases em que era taxada como “vilã”, sendo coberta de vários mitos e considerada uma fruta inimiga para as pessoas que desejam emagrecer.  Como elas são ricas em fibras, é uma propriedade aliada à perda de peso, além disso, as verdes (também conhecidas como não-maduras) ajudam no controle da saciedade!!

Mas não é só por aí…o principal segredo para consumir banana é realizar combinações certas e consumir em horários específicos, isso sim é alimentação inteligente! Clica aqui para conferir essa super matéria com dicas de como secar sem passar fome!

Se gostou da matéria e quer conferir mais, não deixa de acompanhar o Canal mais Saudável desse Brasil. Confere esse vídeo super legal onde falo mais sobre tudo isso:


Beijos da Nutri,

Vanessa Baad

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