14 de abril de 2022

Chocolate X Cacau: Diferenças e qual a melhor opção para secar 

Chocolate: Páscoa chegando e sabemos que nessa época do ano, o consumo do chocolate é polêmico. No entanto, quem deseja perder barriga não precisa cortar o chocolate de vez das suas comemorações. Uma vez que com as estratégias certas, o alimento pode acabar até mesmo, otimizando o seu metabolismo. 

Conhecer os alimentos nos leva  a fazer escolhas inteligentes. E esse saber pode fazer toda diferença no processo de perda de peso. Aprender as diferenças entre o achocolatado, o cacau natural, alcalino, black ou o chocolate em pó, por exemplo, te ajudará a descobrir qual a melhor opção para secar, a mais saudável e ainda a que pode deixar sua receita de páscoa ainda mais saborosa.  

Quer entender a diferença entre eles e descobrir qual a melhor opção para secar? Confira tudo isso e muito mais, abaixo: 

Benefícios do Cacau: Matéria-prima do Chocolate

O chocolate possui antioxidantes, sais minerais e vitaminas (A, B, C, D e E).  Uma colher de sopa cheia de cacau pode ser um dos grandes aliados no processo de emagrecimento e também, melhora da imunidade. Isso porque o cacau em pó e até o chocolate amargo são uma das melhores fontes de ácido ferúlico dentre os alimentos.

O ácido ferúlico (AF) é um fitoquímico fenólico natural, presente principalmente no cacau e no bambu. Essa substância é uma das melhores opções de antivirais. Comprovadamente eficaz para fortalecer a imunidade e protegê-la dos muitos tipos de vírus que estão circulando pelo planeta neste momento.

Já para o emagrecimento ele é um dos alimentos que pode potencializar resultados por meio da combinação com frutas como abacate por exemplo. Vale ressaltar que dependendo da combinação que você faz com ele, ele pode contribuir tanto para o emagrecimento  quanto para ganhar massa muscular.

Para saber mais sobre o cacau, clique aqui.

Achocolatado

O achocolatado é uma versão pobre em cacau e contém (muito) açúcar, aromatizantes e conservantes. Cerca de 70% da sua composição é açúcar. Devido à quantidade enorme dessa substância em sua composição, o gosto de chocolate acaba perdendo-se. 

Mesmo não sendo uma opção mais saudável, quando consumido é importante ter estratégias. O ideal é não misturá-lo  às refeições principais, por exemplo. Isso porque ele pode interferir na biodisponibilidade de outros nutrientes, como o ferro presente principalmente nas grandes refeições como almoço e jantar.

Sendo considerado um alimento ultraprocessado, o consumo não deve ser diário, tendo em vista que o alimento pode aumentar as chances de desenvolvimento de doenças como diabetes, hipertensão arterial sistêmica, doenças do sistema circulatório, entre outras.

Cerca de 70% da composição do achocolatado é açúcar. Imagem: Divulgação.

Chocolate em pó

O chocolate em pó é composto pelo cacau em pó. No entanto, as  concentrações variam entre 25% e 50%. Apesar de conter açúcar, se comparado com o achocolatado, a concentração é bem menor. Geralmente as proporções  são equivalentes (50% cacau + 50% açúcar). Alguns, podem conter também, aromatizantes. Sendo importante ler a embalagem para obter essa informação. O ideal é optar por aquele que tenha a maior concentração de cacau. 

No que diz respeito a receitas, ele pode ser uma opção interessante para preparos mais simples como caldas de chocolate, bolos e brigadeiros, onde a intensidade de sabor e textura não vão fazer diferença. Lembrando que a depender da receita, a diferença na textura, cor e sabor pode vir a ser completamente diferente. Também é uma fonte interessante para as crianças, podendo substituir o achocolatado. 

Cacau em pó

Como o próprio nome diz, o cacau em pó é composto  100% por cacau.  Ele é feito a partir das sementes de cacau secas, torradas e fermentadas sem acréscimo de gorduras, açúcares ou outros componentes. Tem uma tonalidade castanho claro. Seu sabor é intenso, sendo considerado amargo, quase cítrico.  É o mais fácil de ser encontrado nas prateleiras. 

Mas atenção nas preparações de bolos principalmente, o cacau necessita de uma base alcalina para reagir, como por exemplo, o bicarbonato de sódio, onde ocorrerá uma reação que fará com que o bolo cresça adequadamente, resultando naquelas bolhas, deixando a receita mais aerada e leve. Cuidado, não use fermento em pó porque é ácido e junto com cacau natural que também é ácido não vai reagir bem.

Ideal para receitas de sabor intenso, como por exemplo, bolos, biscoitos, vitaminas, tortas e brownie.  Ele está entre as melhores escolhas para consumir, para quem deseja perder peso. Suas propriedades estão mais concentradas, e com isso, o cacau age diretamente melhor na ativação do metabolismo e na queima de gordura. Uma boa opção é colocar o cacau polvilhado no iogurte natural ou com outras frutas. 

O cacau em pó ajuda no metabolismo. Imagem: Divulgação.

Cacau alcalino 

Também conhecido como cacau de processo holandês ou cacau dutch. É apenas ligeiramente ácido, porque sua alcalinidade foi trabalhada.

Apresenta tonalidade mais escura, sabor mais suave e se mistura mais facilmente em substâncias líquidas. Como o cacau alcalino não é ácido, ele não vai reagir com o bicarbonato de sódio ou qualquer outro produto alcalino, e por isso, as receitas que pedem pelo seu uso geralmente utilizam fermento químico em pó. O cacau alcalino é melhor para fazer bolos, biscoito e doces e você deve ter o cuidado de usar sempre fermento em pó na receita.

O cacau alcalino é uma versão menos ácida. Imagem: Divulgação.

Cacau Black 

Com um nível de alcalinização ainda maior, tornando-o mais intenso com uma cor ainda mais vibrante. Isso se dá principalmente pelo maior tempo de torra. O Cacau Black passa por um processo de 6 a 8 horas no reator. 

A diferença começa na seleção das amêndoas do cacau. Elas passam por um criterioso processo de torrefação, moagem, prensagem e micronização. O que garante as melhores características de aroma e sabor. A qualidade do Cacau em pó alcalinizado black permite as melhores produções de chocolates.

Quer receber mais conteúdos como esse por email?

Cadastre-se gratuitamente e receba conteúdos para Queimar Gordura!

O mesmo alimento!  Atitudes diferentes!

Ponto de vista 1: Você fazendo dieta tradicional e cheia de restrição: “Não posso manter chocolate em casa porque se fizer isso eu vou comer compulsivamente” o que te indicaram aqui é fugir do doce. Doce mata, engorda e ele sempre vai ganhar de você nessa briga. 

Ponto de vista 2: Você está aprendendo a comer de forma inteligente: “Não sinto o desejo incontrolável por doce e não preciso comer de forma descontrolada ou compulsiva. Quando tiver vontade de consumir o alimento, terei as estratégias certas e aproveitarei o momento sem culpa” você aprendeu a estar no controle! Deixou de viver lutando contra a comida e agora está em paz com ela e com seu corpo.

De que lado da história você  quer estar? 1 ou 2? E qual lado você quer levar para sua vida?

Dieta nos faz restringir alimentos e vê-los como “ruins”. Nossos corpos querem o que nós dizemos a eles que não podem ter, e quando eles têm, eles provavelmente entrarão em compulsão. 

Ter as estratégias certas garantidas para aproveitar a Páscoa da melhor forma e ainda garantir a barriga sequinha é possível. 

Uma das estratégias mais eficientes para esses momentos é a estratégia dos 80/20. Essa estratégia inovadora te permite obter resultados impressionantes sem que você precise deixar de comer o que gosta, no caso da Páscoa, os chocolates.

É isso que a Alimentação Inteligente nos proporciona: Poder comer o que gosta sem se sentir culpada e ainda obter resultados.

Quer saber mais sobre essa estratégia do método SSD e secar sem deixar de comer o que gosta? 

Através do Programa Secar Sem Dieta eu te explico tudo sobre Alimentação Inteligente! Clique no botão verde abaixo QUERO SECAR para conhecer o Programa e fazer sua inscrição:

Beijos da Van

Deixe seu comentário