19 de agosto de 2018

Spirulina como Utilizar e Quais Benefícios para Saúde

Quando a gente pensa em bactéria logo imagina algo ruim ou que devemos evitar. Mas na verdade não é sempre assim. Existem bactérias do bem como a spirulina. Apesar de ter sido considerada uma alga por muito tempo a spirulina é uma cianobactéria capaz de fazer fotossíntese e de ajudar muito na manutenção da saúde e alimentação saudável. (1)

Spirulina é uma cianobactéria que pode prevenir o câncer. Imagem: (Divulgação)

Ela geralmente é encontrada e consumida em forma de suplemento – em pó ou em cápsulas, tem sabor intenso mas um valor nutricional bastante poderoso.

Benefícios da Spirulina

Um dos maiores benefícios da spirulina é sua quantidade de proteína!! Proteína vegetal de boa qualidade. Assim como o grão de bico. Ela é ideal para quem não consome fontes animais de proteína, como veganos e vegetarianos.

Observe o valor nutricional:

Uma única colher (7 gramas) de pó seco de spirulina contém:

  • Proteína: 4 gramas.
  • Vitamina B1 (Tiamina): 11% da recomendação diária.
  • Vitamina B2 (Riboflavina): 15% da recomendação diária.
  • Vitamina B3 (Niacina): 4% da recomendação diária.
  • Cobre: 21% da recomendação diária.
  • Ferro: 11% da recomendação diária. Essa quantidade de Ferro é muito boa se compararmos a outras fontes ricas nesse mineral.
Formas de Spirulina
A spirulina é encontrada em cápsula e em pó. Imagem: (Divulgação)

Ela também contém quantidades muito boas de magnésio, potássio e manganês, e pequenas quantidades de quase todos os outros nutrientes que precisamos consumir durante o dia! Que legal não é?

Além disso, existem mais de 1.200 estudos científicos citando a spirulina e seus benefícios para saúde.

Entre os benefícios mais estudados estão:

  1. Prevenção do Câncer, principalmente o câncer de boca (2)
  2. Propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes (3)(4)(5)
  3. Tratamento da Anemia (6)
  4. Redução da Pressão Arterial (7)(8)
  5. Controle do Colesterol “ruim” o LDL (9)

Como utilizar a Spirulina

Normalmente, as doses diárias recomendadas são de 2 gramas. Mas a orientação profissional é fundamental, já que essa quantidade pode variar bastante por pessoa.  Eu costumo consumir em pó, fica ótimo no suco verde! Inclusive tem matéria aqui no Blog sobre o suco verde e como você pode utilizar ele da melhor forma.

ALERTA IMPORTANTE:

A Spirulina não deve ser utilizada durante a gravidez, lactação, por crianças, nem por fenilcetonúricos. Portanto, é importante que você se certifique da qualidade e pureza da spirulina que você consome, principalmente por ser um produto que vem da água. Por isso antes de qualquer suplementação, procure um profissional.

Dicas extras sobre Spirulina:

A spirulina pode ser utilizada como complementação de uma alimentação saudável, ela traz de maneira geral, quando o produto é de boa qualidade, a spirulina traz diversos benefícios para a sua saúde e pode fazer parte de uma alimentação saudável.

E se você deseja otimizar sua alimentação e ter mais saúde, mais energia e disposição através da alimentação saudável e natural, eu acredito que o ideal é ter uma lista de alimentos saudáveis para consumir todos os dias!

Eu gravei um vídeo falando sobre isso:

Curtiu a matéria? Compartilha clicando nos botões abaixo 😉

Beijos da Nutri,

Vanessa Baad

Deixe seu comentário