11 de março de 2022

Os temperos tradicionais que ativam o metabolismo e poucos sabem

Herança cultural culinária, os temperos fazem parte da nossa história. Ao incorporar esses condimentos aos nossos preparos diários, são várias as vantagens que podemos obter.

Para o nosso paladar, eles proporcionam uma experiência rica em aromas e sabores. Para a nossa saúde, eles garantem a vitalidade das nossas células, previnem possíveis inflamações, atuam na limpeza do organismo e agem no controle do colesterol, pressão e glicemia. Ainda dão aquela forcinha para quem deseja perder peso, atuando na ativação do metabolismo e favorecendo a queima de gordura. 

Presente no armário da maioria das pessoas, várias dessas especiarias, com preço acessível e comuns para muita gente, possuem propriedades poderosas que poucos conhecem. Confira agora, algumas especiarias  tradicionais que ativam o metabolismo e poucos sabem. 

Temperos e Metabolismo: Cominho 

O cominho ajuda a impulsionar o metabolismo, porque ele é carregado com vitaminas e minerais que atuam como provocadores de várias reações metabólicas. Dentre esses nutrientes, se destaca em sua composição: tiamina, riboflavina, niacina, vitamina A , C, E, K, vitamina B6 e minerais como cobre, zinco e potássio, sabia?

Além de potencializar seu metabolismo, ele ainda ajuda a regular a digestão, aumenta a imunidade, previne diabetes, contribui para a redução do colesterol e ainda atua na prevenção de vários tipos de câncer.

Adicionar o tempero às receitas e combinar o cominho com outros temperos, como alho, cebola e páprica, além de garantir mais sabor ao prato, essas combinações ajudam a potencializar os benefícios de cada alimento.

Comum nos preparos, o cominho ajuda a potencializar o metabolismo. Imagem: Divulgação.

Temperos e Metabolismo: Cravo

Doces, bolos e outros preparos, ficam ainda mais saborosos quando adicionamos essa especiaria. Mas não é só o sabor que fica ainda melhor, não. A queima de gordura, também. 

O cravo é repleto de antioxidantes, vitaminas, manganês, cálcio, magnésio, ômega 3 e outros compostos que fazem muito bem à saúde. A especiaria traz ganhos para a pele, para a saúde bucal e ainda ajuda a reduzir a inflamação e a enxaqueca.

Ele também se concentra em regular os níveis de glicose no sangue, o que contribui para o tratamento das diabetes. Atua na redução das taxas do colesterol ruim e por interferir em diversos processos metabólicos, acaba melhorando também a função da tireóide.

Dentre os poderes desse alimento para a queima de gordura, podemos destacar o fato dele ser um termogênico natural, que acelera o nosso metabolismo e contribui para o derretimento das gordurinhas. Ele também libera enzimas, que ajudam na saúde do intestino, o que também favorece a perda da barriga.

Acrescente o cravo-da-índia nas suas receitas, na sua água e no seu chá e garanta mais saúde e barriga sequinha!

O cravo traz vários ganhos a saúde e deixa as receitas mais saborosas. Imagem: Divulgação.

Temperos e Metabolismo: Tomilho 

Especiaria culinária, o tomilho é capaz de adicionar mais sabor ao prato. Pode ser utilizado  em diversas receitas com carnes, peixes, frangos, frutos do mar, sopas, molhos, pães e no feijão. Tanto de forma fresca quanto seca.

Também conhecido como poejo ou timo, esse parente do alecrim é repleto de compostos fenólicos, principalmente timol, eugenol e carvacrol, que são poderosos antioxidantes. Além disso, também é rico em vitamina A, vitamina C, ferro, cálcio, magnésio, potássio e fibras. 

A erva ajuda o corpo a combater os radicais livres. Também aumenta a eliminação de toxinas pelo organismo. Ambos os fatores,  favorece o rejuvenescimento da pele. Rico em vitamina A e outros compostos, esse alimento ajuda a prevenir doenças oculares graves como catarata e glaucoma.

É rico em um composto ativo chamado “princípio amargo”, que é considerado um fator protetor estomacal e intestinal. Devido à alta concentração de fibras, ele também ajuda na melhora do funcionamento do intestino. Ainda possui propriedades e fibras que promovem saciedade e a queima acelerada de gordura no organismo.

A presença de vitamina C, vitamina A e timol auxiliam o sistema imunológico e previnem até mesmo doenças respiratórias. É um poderoso anti-alérgico, anti-inflamatório e anti-microbiano. Por isso, acrescentar tomilho a suas refeições vai trazer um grande diferencial. Tanto a sua saúde quanto a queima de gordura no seu organismo. 

Quer receber mais conteúdos como esse por email?

Cadastre-se gratuitamente e receba conteúdos para Queimar Gordura!

Temperos e Metabolismo: Páprica

A páprica, seja sua versão mais doce ou picante, permite acelerar a queima de gordura. Graças a sua riqueza em vitamina B6, que ajuda a acelerar o metabolismo. Ela também reduz a retenção de líquidos. Também é rica em fibras, o que evita o inchaço no corpo e favorece a saciedade agindo na redução das medidas.

Para a saúde do nosso corpo, os ganhos são múltiplos. Ela é rica em vitamina B6, K1, A, C, potássio e cobre. Ajuda na prevenção de alguns tipos de câncer, atua na imunidade, na manutenção do colágeno, favorece a saúde do intestino dentre outros benefícios.  

A páprica é um condimento versátil que dá um colorido bonito para os preparos. Imagem: Divulgação.

Usar temperos é o mesmo que temperar? A Alimentação Inteligente, responde:

Você acha que usar temperos é sinônimo de temperar? A resposta é não. Usar temperos e sempre os mesmos não é o mesmo que temperar. Muita gente adiciona os condimentos sem fazer ideia das suas propriedades ou da sua função dentro daquela receita. 

Herança cultural, os temperos fazem parte da nossa vida. Imagem: Divulgação.

Temperar é aproveitar o poder de cada especiaria. Adicionar e combinar estrategicamente os condimentos no preparo de cada prato traz uma série de vantagens.

Especiarias como essas que você conheceu, quando combinadas entre si e utilizadas de forma estratégica com base em uma Alimentação Inteligente, realçam os  diferentes sabores, garantem mais vitalidade ao nosso organismo e ainda favorecem a queima de gordura

Sem contar que um prato bem temperado, além de surpreender seu paladar também vai te  proporcionar mais prazer alimentar. Você que deseja secar a barriguinha: Deixe de lado a ideia de que para perder barriga, precisa consumir aquela comida sem graça e sem sabor! 

Como aprender e aproveitar o poder dos alimentos e dos temperos do jeito certo? 

A Alimentação Inteligente é o único estilo de vida que te proporciona todo esse conhecimento de um jeito simples e prático. É aprendendo e colocando em ação. 

Através do Programa Secar Sem Dieta eu te explico tudo sobre Alimentação Inteligente e combinações poderosas de Alimentos para Secar Sem Dieta! Clique no botão verde abaixo QUERO SECAR para conhecer o Programa e fazer sua inscrição:

Beijos da Van

Deixe seu comentário