1 de março de 2017

Seu cabelo tem fome de que?

Cabelos fracos, quebradiços ou cheios de pontas duplas. Isso para não falar na queda de cabelo e falta de brilho. Você sabia que tudo isso pode estar relacionado a alimentação? Pagar o melhor salão ou comprar os melhores produtos pode não adiantar nada se você não cuidar da saúde dos seus cabelos.

O baixo consumo de proteínas, vitaminas e minerais pode levar à perda do brilho, à quebra, queda e interferir até no crescimento do cabelo. Beber pouca água também é um erro muito comum. A hidratação mais eficiente para o cabelo é aquela que ocorre de dentro para fora. É a água que leva os nutrientes até o bulbo capilar, ou seja, ela é uma das principais responsáveis pela restauração dos fios danificados.

Se você agora acreditou o quanto uma boa alimentação é necessária para manter os fios bonitos anota os alimentos que não podem faltar para manter seu cabelo saudável:

Vitamina C

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A dica é consumir mais laranja, rica em vitamina C, nutriente que ajuda na formação de colágeno.

Ela é essencial para produção de colágeno. Além de fundamental no desenvolvimento do crescimento dos folículos pilosos, o colágeno também ajuda na fragmentação do ferro, outro bloco de construção do cabelo. Eu indico para vocês que consumam mais laranja: isso porque além de vitamina C ela tem um nutriente muito importante na sua parte branca ( aquela que envolve os gomos), a chamada pectina. Ali ficam as fibras que vão ajudar a varrer para fora do organismo as toxinas, que, em excesso, contribuem para o aumento da oleosidade e o aparecimento da caspa.

Proteína animal

Nosso cabelo é formado essencialmente de proteína, e sua deficiência implica diretamente na saúde capilar. Quando é ingerida em pouca quantidade ou de má qualidade, as madeixas se tornam quebradiças e há perda de sua cor. Uma dica é aumentar o consumo de fonte com alto valor biológico como as carnes vermelhas e o frango. Esse último ainda tem uma vantagem, por conter menos gordura e muito ácido fólico, nutriente que ajuda na formação das células vermelhas do sangue. Esse processo auxilia na manutenção do sistema nervoso e na substituição de novas células, acelerando o crescimento dos fios.

Uma alimentação rica em proteínas é super importante para manter a saúde do cabelo.
Uma alimentação rica em proteínas é super importante para manter a saúde do cabelo.

 Vitamina A

frutasA vitamina A atua na saúde das células do couro cabeludo, nutrindo-as, e interferindo diretamente na produção da oleosidade natural do fio. Indiretamente isso é muito importante para a elasticidade do fio. Então se quer cabelos fortes, consuma alimentos alaranjados, como a cenoura por exemplo, ela possui betacaroteno e vitamina A. O primeiro nutriente também é um antioxidante que combate a ação dos radicais livres e, assim, evita a queda e a perda de pigmentos que deixariam o cabelo envelhecido (e até grisalho).

Vitaminas do complexo B

As vitaminas do complexo B presentes por exemplo em alimentos como o espinafre, são fundamentais para quem deseja que os fios cresçam rápido e de forma saudável, pois esse nutriente atua na multiplicação celular. Além disso o espinafre é rico em ferro, mineral que participa na formação dos glóbulos vermelhos, e nutre os folículos capilares. Daí a explicação para a carência da substância provocar a perda de brilho, ressecamento, fraqueza e até queda capilar.

Zinco

Linhaça, quinoa, aveia, chia, feijão-branco e outros grãos integrais são fontes de zinco, que estimula a multiplicação das células, favorecendo o crescimento e fortalecimento dos cabelos.

Os grãos integrais são ricos em zinco. Mineral essencial para saúde capilar.
Os grãos integrais são ricos em zinco. Mineral essencial para saúde capilar.

Enxofre

O mineral é necessário para a manutenção e a produção da queratina. Também possui ação antiinflamatória, o que ajuda a evitar a caspa. Um alimento muito rico na sua forma bioativa é o agrião.

Silício

Mineral capaz de estruturar a queratina, proteína que forma o cabelo. Uma alimento fonte desse nutriente é a aveia. A aveia traz ainda vitaminas do complexo B e zinco. Enquanto as primeiras otimizam a multiplicação das células do bulbo capilar, favorecendo o crescimento, o segundo ajuda no controle sobre as mudanças hormonais, que podem levar à queda e aos fios brancos antes do tempo.

EVITE!!!

Tenha cuidado com o excesso no consumo de chá, principalmente após refeições ricas em vegetais os em nutrientes como estes listados na matéria, pois se consumidos ao mesmo tempo eles podem diminuir a absorção de minerais, como o ferro, necessários para o crescimento do cabelo. Outra ponto importante é evitar o excesso de álcool e açúcar!!


Escrevi muito hoje não foi? 😉

Mas espero que tenham curtido a matéria!

Beijos da Nutri,

Vanessa Baad

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