8 de abril de 2022

Oleaginosas: As mais poderosas na queima de gordura 

Oleaginosas, esse termo é conhecido por você? Ele é utilizado para se referir a sementes comestíveis que se destacam principalmente pela grande quantidade de gorduras boas.

As oleaginosas são fontes de proteína vegetal que carregam antioxidantes, gorduras boas, vitaminas e minerais. Ao inserir essas fontes de energia no seu cotidiano você obtém uma série de benefícios.

Elas atuam no controle do colesterol, aumentando os níveis do HDL (bom) e reduzindo os do LDL (ruim); Na prevenção do envelhecimento precoce e de doenças, como o câncer No combate de ações inflamatórias; Na proteção do sistema cardiovascular e atividade cerebral entre outras funções.

Para quem deseja secar, esses alimentos são uma ótima opção. Quando consumidos com estratégia, nos horários corretos e em combinações poderosas, os efeitos podem ser potencializados. Confira agora algumas das oleaginosas mais poderosas na queima de gordura!

1.Oleaginosa: Nozes

As nozes são oleaginosas ricas em nutrientes importantes como o aminoácido arginina, o ômega 3, ômega 6, vitamina C, vitamina E, zinco e potássio. Esses compostos auxiliam o organismo de diferentes formas.

Ela ajuda a reduzir o percentual de gordura no abdômen, ou seja, ativa a queima de gordura naturalmente no seu organismo. Isso se dá graças ao seu teor de proteínas e fibras, responsáveis pela melhor digestão e absorção dos nutrientes, e sensação de saciedade prolongada no organismo. Ainda a presença de componentes anti-inflamatórios, como o ômega 3, ajuda a combater as células de gordura e as inflamações ocasionadas por elas.

Essas oleaginosas também ajudam a melhorar a memória. Ainda previnem vários tipos de câncer, combatem o envelhecimento precoce e garantem mais saúde para o coração.  Se você sofre com ansiedade, anote: As nozes são poderosas para te ajudar a driblar isso.

Nosso cérebro é 80% composto de gordura, precisamos de gorduras saudáveis para mantê-lo funcionando da melhor forma. Com isso, as nozes são uma ótima fonte dessas gorduras porque nutrem o cérebro com uma superdose de ômega 3, o que te deixa feliz e com energia o dia inteiro. 

As nozes trazem inúmeros benefícios a saúde a ao metabolismo. Imagem: Divulgação.

2.Oleaginosa: Castanha Portuguesa 

Assadas, cozidas, em forma de purê, essas castanhas  proporcionam numerosos benefícios para a saúde.  Entre eles: regulação do intestino, melhora do perfil lipídico e combate aos radicais livres, pois apresenta níveis significativos de  aminoácidos essenciais.

Elas também são boas fontes de vitaminas e minerais, onde se destaca o ferro e fibras. Ajuda na saciedade prolongada, na metabolização da gordura e ainda ajuda a prevenir o envelhecimento precoce.

A castanha portuguesa é um alimento riquíssimo em nutrientes importantes para a queima de gordura. Imagem: Divulgação.

3.Oleaginosa: Castanha de Caju

A castanha de caju Brasil é uma oleaginosa benéfica ao nosso metabolismo, porque é rica em gordura monoinsaturada e isso ajuda nas combinações inteligentes a diminuir os picos de açúcar no nosso sangue.

Ela também é ótima para nosso sistema imune. É uma oleaginosa das que mais oferece sais minerais, sendo rica em magnésio e zinco, que ajudam a fortalecer as defesas do organismo. 

Ademais, age no funcionamento do sistema cardiovascular, melhorando a circulação do sangue e auxiliando o controle do colesterol HDL (bom) e LDL (ruim). Ainda fortalece músculos e ossos.

A castanha de caju é uma das oleaginosas que mais oferece sais minerais. Imagem: Divulgação.

4.Oleaginosa: Pistache

Essa oleaginosa é rica em antioxidantes, fitoesteróis e sais minerais. Ele pode auxiliar no bom funcionamento do sistema cardiovascular e atuam na proteção do organismo contra doenças, como o câncer.

Quem quer secar a barriguinha precisa dormir bem para auxiliar a regulação dos hormônios e favorecer a queima de gordura noturna. O pistache é um dos alimentos que pode te ajudar. 

O motivo, é que essa oleaginosa é um dos alimentos com maior teor de melatonina. Essa substância é muito importante, pois é ela quem sinaliza ao corpo no horário noturno, que é hora de dormir.

Além disso, esse alimento, ainda é rico em magnésio e vitamina B6, propriedades que tornam o pistache ainda mais poderoso.

O pistache é um alimento reparador do sono e também ajuda a ativar o metabolismo. Imagem: Divulgação.

5.Oleaginosa: Amendoim 

Embora o amendoim não seja classificado especificamente como oleaginosa, ele está presente nessa lista. Sua composição nutricional se assemelha aos das sementes. Ele contém aminoácidos que tem ação direta no sistema imunológico e no sistema muscular. Sendo eles, a arginina e glutamina.

O resveratrol na casca do alimento, por sua vez, é um antioxidante que ajuda a proteger o organismo contra doenças e inflamações. Para a queima de gordura ele pode ser um aliado considerado a saciedade prolongada que ele pode proporcionar e a melhora no funcionamento do intestino.

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Oleaginosas e Alimentação Inteligente

Quem não tem uma Alimentação Inteligente tende a associar as oleaginosas como algo muito calórico ou muito rico em gordura. Com isso, acaba comendo quantidades milimetricamente exatas ou até mesmo, evita consumir.

Lembre-se de não focar na quantidade. Quem já aplica a Alimentação Inteligente para a queima de gordura sabe que não importa quanto e sim, como e quando consumir cada alimento.

O foco não deve ser caloria e sim o poder e benefício de cada alimento na queima de gordura. Com esse pensamento do passado, desaprendesse a aproveitar os benefícios, os nutrientes e foca-se apenas nas quantidades. Perder peso não é um cálculo matemático. Vai muito além disso. E mudar a sua visão com relação a sua alimentação é o primeiro degrau.

Como você viu, as castanhas te dão energia extra, fornecendo mais disposição para o seu dia a dia, são ricas em gorduras boas e densas em nutrientes, favorecem a saciedade e sim, ajudam a ativar o seu metabolismo. Quando aplicamos combinações inteligentes com elas, como é o caso, uni´-las a frutas, os poderes podem ser potencializados. 

Como aprender e aproveitar o poder dos alimentos e das oleaginosas do jeito certo? 

A Alimentação Inteligente é o único estilo de vida que te proporciona todo esse conhecimento de um jeito simples e prático. É aprendendo e colocando em ação. 

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Beijos da Van

 

 

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