1 de setembro de 2018

Molho de Tomate Caseiro: Para Nunca Mais Comprar Molho Pronto!

Molho de tomate combina com diversas preparações, pois ajuda a dar cor e sabor às receitas.

O molho de tomate caseiro é uma opção saudável e simples de fazer, evitando o consumo daqueles molhos industrializados e cheios de conservantes. Para facilitar, você pode aumentar as quantidades, armazenar em potes de vidro e depois congelar. O congelamento irá garantir a preservação do licopeno e deixará sua vida mais prática!!

Faça porções pequenas e consuma em 1 mês. O molho de tomate possui baixa caloria e pode ser acompanhado de carnes, massas e sopas (1).

Como fazer molho de tomate natural:

Potes de vidro com molho de tomate caseiro
Molho de tomate caseiro é uma excelente e saborosa opção para evitar o uso de alimentos industrializados. Imagem: (Divulgação)

Ingredientes:

  • 2 cebolas grandes;
  • 6 tomates grandes maduros e sem pele;
  • Sal marinho a gosto;
  • Azeite extra virgem (acidez menor que 5%).
  • Você também pode acrescentar ervas como orégano, manjericão e cebolinha.

Passo a passo para o molho de tomate:

Primeiro passo:

Faça um corte formando um X com a faca em cada um dos tomates (isso vai facilitar que a “pele” do tomate seja retirada).

Técnica para retirar a pele dos tomates:

Em uma panela com água fervente deixe os tomates durante 2 minutos. Retire e coloque-os em água fria (choque térmico). Depois é só puxar a pele através dos cortes feitos pelo X que você fez nos tomates (2).

Segundo passo:

Retire todas as sementes e partes internas do tomate (isso evita que o molho azede). Bata todos eles no liquidificador. Reserve.

Terceiro passo:

Corte as cebolas em rodelas bem finas, e acrescente o azeite com 10 ml de água para não queimar, nem fritar a cebola em uma panela. Faça isso até dourar um pouco.

Quarto passo:

Acrescente o molho de tomate batido no liquidificador junto a panela da cebola. Acrescente o sal a gosto e tampe a panela para cozinhar durante 1 hora em fogo baixo.

Pronto! Agora sim você pode usar e abusar de um molho totalmente natural e sem conservantes 😉

Confere no Blog algumas receitas de frango, hambúrguer fit, massas e sopas que combinam muito bem com o molho de tomate caseiro.

O tomate além de ser uma fruta saudável e saborosa é um potente anti-inflamatório. Por falar nisso, acho que seria interessante você conferir o vídeo que falo sobre outros alimentos anti-inflamatórios e os benefícios para sua saúde!

Beijos da Nutri,

Vanessa Baad

 

Deixe seu comentário