7 de julho de 2022

Metabolismo e Alimentos: Vegetais pouco conhecidos que ajudam a secar

Metabolismo: Para ativar o sistema da queima de gordura no organismo, a alimentação é um pilar indispensável. Por isso, é fundamental conhecer os alimentos.

A natureza nos proporciona uma vasta variedade de frutas, ervas, folhas e vegetais. Algumas, apesar de pouco conhecidas são poderosas e geram inúmeros benefícios ao corpo, bem como ao metabolismo e a saúde.

Os vegetais são conhecidos pela variedade de nutrientes que podem oferecer ao nosso organismo. No entanto, os mais desconhecidos propiciam  e geram uma série de vantagens a saúde e a perda de peso.

Confira agora alguns vegetais pouco conhecidos que podem te ajudar a secar e garantir mais saúde.

Maxixe e Metabolismo

Rico em nutrientes importantes como o zinco, o ferro, cálcio, sódio, magnésio, betacaroteno, fósforo e vitaminas do complexo B e C, o maxixe possui a capacidade de prolongar a saciedade, reduzindo assim, a fome. Ainda atua na otimização do metabolismo e com isso, favorece a oxidação da gordura.

Ainda pela presença de várias propriedades poderosas, ele atua no fortalecimento do sistema imunológico, incentivando a produção de anticorpos, previne doenças cardiovasculares e degenerativas e também contribui para a saúde da pele e redução da celulite.

O seu consumo favorece o controle da glicemia, o que é ótimo para o tratamento e prevenção da diabete e ainda controla a produção de histaminas, que causam crises de asma ou outras reações alérgicas.

A primeira dica para quem quer incorporar o maxixe na alimentação é: consuma o fruto sempre verde. Isso porque quando está maduro ele fica mais amargo, além de bem fibroso. Quanto à forma de consumo, o ideal é variar. Em receitas de sucos e saladas, é ótimo adicioná-lo cru. Se preferir cozido, opte por preparar a vapor para que mais nutrientes sejam preservados. 

Apesar de pouco conhecido, o maxixe abriga vários poderes. Imagem: Divulgação.

Aipo  e Metabolismo 

Em algumas regiões o aipo é conhecido como ”salsão”. Ele pode ser consumido por inteiro. Tanto suas folhas quanto os talos e a raiz. Usado em sopas, saladas, sucos ou chás, esse vegetal tem um gosto parecido com o do alface e do pepino, por exemplo. 

O aipo, é rico em fibras, vitaminas, cálcio, fósforo, magnésio e minerais. Ele é um excelente diurético natural que diminui o volume corporal e elimina o inchaço da barriga, do rosto, das coxas e das pernas. Com propriedade depurativa, o vegetal ajuda a limpar o organismo, melhora a digestão e contribui com a sensação de saciedade, ajudando a conquistar a barriga sequinha. 

Ele ainda é ótimo para o funcionamento do fígado, já que reduz o acúmulo de gordura no órgão. Tem substâncias importantes para a saúde do coração e ajuda na manutenção do colesterol, e adicionar a hortaliça no seu dia a dia ajuda também a reduzir os sintomas da TPM. 

O aipo ou salsão é rico em propriedades importantes para o metabolismo. Imagem: Divulgação.

Couve Flor Amarela e Roxa  e Metabolismo 

É de costume, as pessoas consumirem a couve-flor. No entanto, grande maioria opta pela de cor branca. Mesmo rica em nutrientes, consumir opções diferentes do vegetal, pode ser interessante. Tanto para evitar a monotonia alimentar quanto para garantir o consumo de nutrientes diversificados.

A Couve-flor roxa é rica em proteína, a couve roxa é repleta de vitaminas e minerais. Além disso, ela contém,  antocianinas, um nutriente importante com propriedades anti inflamatórias e antioxidantes, que reduz condições inflamatórias e previne alguns tipos de câncer. 

Já a Couve-flor amarela tem um alto nível de betacaroteno, a couve-flor amarela armazena nas flores, cerca de 25% a mais de Vitamina A do que a couve-flor branca. Ela é repleta de carotenoides, nutrientes que melhoram a aparência da pele e a saúde dos olhos. Ainda fortalece a imunidade e previne doenças como o Alzheimer.

A couve flor possui outras variedades, além da branca, sendo ótimas opções de consumo. Imagem: Divulgação.

Rabanete  e Metabolismo 

O Rabanete concentra muita água, ajuda na hidratação do organismo. Seu sabor picante indica uma propriedade capaz de aumentar a secreção de bílis, favorecendo o trabalho do fígado. Sendo esses fatores, em sua completude, fundamentais para a perda de peso, ativação do metabolismo e oxidação da gordura.

O vegetal pouco presente nas mesas dos brasileiros, também é boa fonte de Vitamina C, antioxidante que protege as células e reforça a imunidade. Por isso, na hora das compras na feira, lembre-se de adicionar o rabanete a sua cesta.

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Acelga  e Metabolismo 

A Acelga é boa opção também, para quem busca eliminar a gordura localizada. As fibras da verdura formam uma espécie de gel no estomago, garantindo saciedade e espantando a fome fora de hora. Além disso, elas impedem o acúmulo de gordura na região abdominal e regulam o intestino, evitando inchaços.

O vegetal ainda é um importante aliado para combater anemias, pois é rico em ácido fólico, ferro e vitamina C. Também age fortalecendo o sistema imunológico, concedendo resistência aos vasos sanguíneos, garantindo saúde cardiovascular. Atua na absorção de nutrientes pelo organismo e melhora a pele, visão e fornece saúde aos ossos.

A acelga é fonte de vitaminas e minerais importantes para o emagrecimento. Imagem: Divulgação.

Alimentação Inteligente e conhecer os alimentos

Viu só a importância de conhecer os alimentos? Consumindo esses alimentos de forma diversificada, colorindo o seu prato,  você terá benefícios de diferentes vitaminas e minerais e ainda poderá otimizar o processo de perda de peso.

Os alimentos são poderosos e por meio deles você pode alcançar o corpo dos sonhos. Esses são alguns deles. Mas existem inúmeros outros que você não faz ideia, que ajudam a ativa a queima de gordura no seu organismo.  Inclusive, se é possível aproveita-los em combinações inteligentes, com base em um Alimentação Inteligente, que proporcionam e potencializam a queima de gordura natural no organismo. Quer conhecer mais o poder dos alimentos e aprender como você pode SECAR SEM DIETA?

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