23 de abril de 2021

Metabolismo lento: Como identificar e reverter o problema para SECAR

O metabolismo lento é sempre presente em conversas relacionadas a queima de gordura e a perda de peso. Entretanto, pouco se sabe sobre como ele realmente opera na redução das medidas e as estratégias certas para reverter o problema.

O que é metabolismo?

O metabolismo é um conjunto de reações químicas que acontecem no nosso organismo. Apesar dessas reações serem iguais, ele opera de modo singular em cada organismo. Daí surgem as famosas frases: ”Meu metabolismo está lento”, “O que fazer para acelerar o meu metabolismo?”e muitas outras.

Qual a relação do metabolismo com o peso?

A relação do metabolismo com o peso, consiste em várias reações químicas, hormonais e bioquímicas. Diferente do que as pessoas acreditam, ele não é baseado apenas no ”balanço energético”. Esse termo diz respeito apenas ao total de calorias que consumimos e gastamos durante o dia. Porém, se gastamos mais energia do que consumimos, e não adicionamos alimentos que ativam o metabolismo de forma correta você não perde peso.

Para perder peso é necessário gastar mais do que consumir energia. Imagem: Divulgação.

Um dos maiores responsáveis pela ativação do metabolismo, é o o metabolismo basal. Ele diz respeito a toda energia que é utilizada quando o individuo está descanso, ou seja, sem fazer qualquer esforço ou em jejum.

Ele vai  definir o quanto nosso organismo queima em repouso. Já que  é responsável pela maior parte da energia consumida diariamente, representando de 60 a 70% do gasto calórico total. Essa energia é utilizada pelo próprio corpo para manter as funções vitais, como é o caso dos batimentos cardíacos e a respiração.

O que causa o metabolismo lento?

Como dito, o metabolismo opera de modo particular no organismo de cada indivíduo. Com isso ele pode oscilar devido as condições de vida de determinada pessoa. Essa oscilação, ocorre devido a influência de diversos fatores como:  idade, peso, sexo, genética, e, até mesmo, problemas de saúde como alterações hormonais e patologias específicas. Entretanto, em um indivíduo saudável, sem maiores complicações de saúde, o metabolismo lento pode ser fruto de sedentarismo e maus hábitos alimentares, tendo em vista que a alimentação é um dos principais fatores- maior até do que os citados acima, que influencia no metabolismo.

Porque a alimentação influencia no metabolismo?

Uma alimentação sem estratégia, com combinações alimentares erradas e composta apenas por  carboidratos simples, refinados, açucarados, farináceos e produtos altamente processados, induzem a lentidão do metabolismo.

A alimentação é um dos principais fatores que influencia o metabolismo. Imagem: Divulgação.

O motivo, é que esses alimentos quando consumidos sem estratégia, liberam muita glicose de uma vez, gerando picos de açúcar no sangue.

Nesse momento, o organismo passa a liberar insulina – um hormônio responsável por retirar a glicose do sangue. Porém, ele excesso, propicia o acúmulo de gorduras. Afinal, é um o hormônio regulador que estoca. Sua  constante ação, acaba impedindo o trabalho do seu hormônio contra regulador: o glucagon, que é responsável por reduzir as reservas energéticas.

A desarmonia entre insulina e glucagon deixam a queima de gordura no seu corpo, travada. Enquanto a insulina está alta, o glucagon não é liberado no organismo e consequentemente, a queima de gordura não acontece. Com isso, o seu metabolismo trabalha e fica ainda mais lento.

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Qual o segredo para reverter o problema?

Sabendo que o corpo já gasta a maior porcentagem da energia em funções vitais, é possível chegarmos a conclusão de que nosso corpo queima gordura naturalmente. Para ativarmos essa queima de gordura e colocarmos nosso metabolismo para trabalhar, algumas estratégias podem ser aplicadas.

Consumir alimentos com estratégia ajuda a ativar a queima de gordura naturalmente no organismo. Imagem: Divulgação.

Alimentação para ativar o metabolismo:

Sendo a alimentação um dos principais fatores que influencia no metabolismo, ativar a ação do glucagon, o hormônio que age queimando a gordura reserva no corpo, através dos alimentos, pode ser uma das soluções para perder peso e acelerar o metabolismo. Por isso é importante:

Evitar passar fome: Ficar sem comer para esperar o corpo queimar a reserva é uma atitude errada. Com a privação, o organismo se programa e passar a reduzir ainda mais o gasto basal para preservar seu funcionamento. Assim, ele queima cada vez menos gordura e lentifica o processo. Metabolizar o alimento é o que faz queimar a gordura.

Varie o cardápio: Evite que seu organismo caia na monotonia alimentar. Com o mesmo alimento e as mesmas refeições sempre, seu metabolismo entra na zona de conforto.  Ele passa a ficar cada vez mais lento. Aproveite o que cada alimento tem para você. O poder de cada um deles.  Invista nas cores, varie as opções, isso te trará mais nutrientes e otimizará seus resultados.

Outras estratégias que você pode usar:

Consuma alimentos certos: Alimentos termogênicos e ricos em proteínas, fibras e nutrientes, como é o caso das frutas, leguminosas, cereais e sementes. E ainda o chá verde, a pimenta, o gengibre e o chá de hibisco. Esses alimentos vão retardar a liberação de glicose no organismo e prolongar a sensação de saciedade. E ainda, estimular a termogênese, aumentando a taxa metabólica e a queima de gordura no corpo.

Aprenda a combinar os alimentos: Conhecer os alimentos que vão acelerar a queima de gordura  e aprende-los a combinar de uma forma inteligente, pode potencializar os resultados e dar o choque que seu metabolismo precisa para acordar.

Se alimente com estratégia:  Uma refeição ou combinação de alimentos mal feita gera picos de insulina e faz aumentar em 20 vezes a chance de gordura localizada. Por isso a importância de ter no dia a dia uma Alimentação Inteligente.  Com ela você  aproveita melhor os poderes dos alimentos que ajudam a ativar o seu metabolismo, da melhor forma. Uma alimentação sem estratégia lentifica seu metabolismo e pode gerar resultados opostos do esperado. Fazendo com que seu corpo mais estoque, do que queime gordura.

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