12 de maio de 2022

Metabolismo: Escolhas Alimentares Inteligentes para secar 

Para ativar o metabolismo, é necessário estratégias. A Alimentação Inteligente é o único estilo de vida alimentar que fornece todas as ferramentas necessárias para que a perda de peso aconteça de uma forma descomplicada, rápida e saudável. 

Baseado em estudos recentes de áreas que envolvem a queima de gordura, são várias as estratégias que a Alimentação Inteligente proporciona para que quem a pratique obtenha resultados. 

Além de combinações inteligentes e outras estratégias alimentares, o estilo de vida te ajuda a realizar trocas inteligentes. Esse hábito faz uma grande diferença no que se diz respeito a melhora da saúde e a otimização da queima de gordura. 

Como aprender a fazer escolhas inteligentes para otimizar o metabolismo?

Saber escolher os alimentos é fundamental para obter resultados. Com trocas certeiras você garante um alimento de melhor qualidade e rico em substâncias que favorecem, e não atrapalham a oxidação da gordura.  

A chave para fazer uma boa escolha é você conhecer os alimentos. Tendo isso em mãos, fica bem mais fácil levar para casa o melhor, mais saudável, natural e barato que ainda por cima ajude a ativar a queima de gordura no organismo.

Confira agora algumas escolhas alimentares inteligentes, para você fazer e secar

Troque os cereais matinais industrializados pelos cereais naturais

Os cereais matinais refinados e açucarados são pobres em nutrientes, ricos em conservantes e aditivos químicos e ainda possuem alto índice glicêmico. Já os cereais naturais como os flocos de aveia, de quinoa e de amaranto são alternativas repletas de propriedades e substâncias benéficas à saúde que favorecem ainda, a queima de gordura do organismo.

Para quem gosta de consumir os cereais com leite, vale dar aquela variada e optar pelo leite de amêndoas, de arroz ou de inhame, por exemplo. Essas trocas simples, sem dúvidas, otimizarão o processo de queima de gordura no seu organismo.

Opte pelos cereais naturais para secar. Imagem; Divulgação

Troque o Pão de forma pelo Pãozinho Francês

Muitas pessoas foram induzidas a pensar que o pão francês é um grande “vilão” do emagrecimento. Com isso, essas mesmas pessoas passaram a optar pelo pão de forma, até mesmo o integral, acreditando que essa era uma opção mais saudável. 

No entanto, o pão de forma que você consome achando ser uma versão mais saudável, na verdade é um alimento ultraprocessado. Alimentos ultraprocessados são alimentos que impedem/travam a queima de gordura no seu organismo.

O pãozinho francês, caseiro ou até mesmo o que você compra baratinho na padaria perto da sua casa, são feitos à base de farinha de trigo, sal, água ou leite e fermentos (podendo alguns, conter grãos, como aveia e linhaça, ou ovos) ou seja, a priori, são utilizados alimentos naturais, minimamente processados para a preparação do pãozinho.

Mas já os pães ultraprocessados, como é o caso do pão de forma (feito por grandes indústrias, na maioria das vezes), até mesmo os integrais, incluem aditivos químicos, substâncias de uso exclusivamente industrial e ainda uma série de ingredientes em excesso, como o sal, o açúcar e gorduras.

Pão francês é mais saudável que o pão de forma. Imagem: Divulgação.

Para se ter uma ideia, apesar de em ambos o principal ingrediente ser a farinha de trigo, no pão francês ou no caseiro, em quantidade, o açúcar é o quarto, de cinco ingredientes. Já no pão de forma, o açúcar é, em quantidade, o segundo ingrediente mais presente no pão. Quanto ao sal, ele é o último ingrediente do pão francês, já o quarto ingrediente do pão de forma.

Para o consumo diário, a indicação é: escolha sempre o natural ou o minimamente processado. No caso dos pães, o melhor mesmo é darmos preferência ao famoso pão francês. 

Troque o damasco amarelo pelo marrom para ativar o metabolismo

Os damascos mais amarelos apesar de bonitos aos olhos são os menos saudáveis e naturais. Essa cor vibrante, indica na maioria das vezes, presença de substâncias industriais prejudiciais à saúde, como o sulfito.

Essa e outras substâncias, são utilizadas para aumentar o tempo na prateleira. Porém, os sulfitos são tóxicos, principalmente em pessoas sensíveis à essa substância.

Muitas pessoas pode apresentar reações como asma, coceiras e vermelhidão na pele, dificuldades respiratórias e rinite. Ainda, palpitações, dores articulares, dores de cabeça, náuseas e irritação gastro-intestinal, causadas pela grande quantidade de sulfito em sua alimentação.

Além disso, o sulfito ainda inflama o corpo e degrada a vitamina B1 que é essencial para nosso metabolismo e para a queima de gorduraNa hora da compra, opte pelo damasco mais escurinho. Aquele mais amarronzado. Quanto mais escuros eles estiverem, melhor.

 

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Troque a barrinha de cereais por combinações de castanhas

Os alimentos industrializados, mesmos os considerados fit ou mais saudáveis em sua maioria são ricos em sódio, açúcar, gordura saturada e aditivos químicos. Estes, consumidos com frequência podem gerar problemas à saúde e atrapalhar o processo da queima de gordura no seu organismo.

As barrinhas de cereais são apenas um dos exemplos dos falsos saudáveis. No entanto, esse alimento é rico em açúcares industriais e aditivos químicos que acabam inflamando o seu corpo.

Por isso, consumir castanhas combinada com alguma fruta, ou ainda com canela, e outras oleaginosas ou até mesmo a castanha pura, é muito melhor do que consumir essas famosas barrinhas. Os alimentos mais naturais vão te fornecer mais nutrientes, saúde e irão favorecer de uma forma otimizada a queima de gordura natural no corpo.

Troque o azeite em pet ou lata, pelo azeite em garrafa

Na hora da compra, para aproveitar todas as vantagens do alimento, é preciso se atentar ao tipo de azeite que você está levando para sua casa. As embalagens têm uma função que vai além da aparência. Elas protegem o azeite da luz, do oxigênio, da umidade e de outros fatores externos que causam sua degradação.

Por isso, embalagens PET, ou em lata, podem não ser a melhor opção. Enquanto a primeira, devido a transparência, permite uma boa visualização do produto, ela acaba não protegendo o azeite contra a luz e a impermeabilidade de gases. Já a lata, oferece proteção contra a luz e o oxigênio, e ajuda a conservar as propriedades do alimento, porém, elas não permitem a visualização.

Opte pelo azeite em garrafa de vidro. Imagem: Divulgação.

Assim, o ideal é você optar pelas embalagens em vidro. Diferentemente da lata ou da PET, o vidro é menos poroso e demora anos para interagir quimicamente com o produto. Ele permite a visualização do azeite e oferece uma barreira contra a formação de odores e gases.

Vale lembrar que para que a proteção seja completa, é importante que o vidro seja escuro. Isso vai impedir a oxidação causada pela luz e vai preservar os compostos antioxidantes presentes no azeite. Todos eles,  benéficos para a saúde.

Leve em consideração também outros aspectos. As embalagens com o bico dosador, por exemplo, oferecem mais praticidade na hora de servir. É fundamental conservar o produto em locais frescos e ventilados, distantes de fontes de calor ou de luz em excesso. 

Troque os temperos industriais pelos naturais para ativar o metabolismo

Os temperos industrializados que encontramos no supermercado, são cheios de saborizantes, corantes, aromatizantes e possuem sódio em excesso.  Acabam afetando negativamente o nosso organismo e metabolismo para queima de gordura. 

Por isso, o ideal é optar por uma opção mais natural e saudável. No lugar de consumir os industrializados, opte por acrescentar em seus preparos condimentos.  Sendo alguns: alho, cebola, salsinha, cebolinha, orégano, manjericão, coentro e alecrim. 

OS temperos naturais potencializam o metabolismo. Imagem: Divulgação.

Viu só a importância de conhecer os alimentos? Com uma Alimentação Inteligente ao nosso lado, conseguimos fazer escolhas melhores e aproveitar por completo os benefícios do alimento.

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Beijos da Van

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