26 de abril de 2019

Receita de Manteiga Saudável Caseira: Manteiga Ghee

É muito provável que você tenha visto nos mercados ou até ouvido nas conversas, um tipo diferente de manteiga, mais saudável e saborosa, chamada Manteiga Ghee.

A Manteiga Ghee é uma alternativa menos nociva à saúde, sendo bastante aconselhada para pessoas intolerantes à lactose e atende também aos que buscam um consumo de gorduras mais saudáveis, dispensando totalmente o uso de margarina. (Se você tem o interesse de saber mais sobre lactose, clica aqui.)

A manteiga comum, mesmo na forma mais natural, ainda possui muita gordura e lactose, o que a torna um alimento calórico e de difícil digestão. O grande diferencial da Ghee, é o processo de clarificação, que permite uma menor quantidade de lactose e toxinas. Além disso, ela é resistente à temperatura, o que permite ser utilizada em diferentes preparos culinários (cozinhar, assar…) e ser armazenada sem refrigeração.

manteiga-ghee
A manteiga ghee é uma opção saborosa e nutritiva. Quem se preocupa com uma alimentação saudável, pode consumir sem medo. Imagem: (Divulgação)

4 Benefícios da Manteiga Ghee:

  1. Fonte de vitaminas A,D,E e K;
  2. Rica em ácido butírico – aliado no controle inflamatório, especialmente intestinal;
  3. Rico em ácidos graxos como o Ômega 3 (clica aqui para saber mais);
  4. Reduz reações alérgicas – recomendado para intolerantes à lactose ou outras proteínas do leite.

Fazendo ela da forma que ensino na matéria, você pode consumir um alimento natural e sem excesso de gordura e lactose. Por isso não deixe de experimentar a receita!

Quer receber mais conteúdos como esse por email?

Então junte-se a mais de 500 mil pessoas que assim como você desejam melhorar sua alimentação:

Receita de Manteiga Guee Caseira:

Ingredientes:

  • 250 gramas de manteiga comum sem sal;
manteiga ghee
Essa receita caseira é uma forma mais econômica e igualmente saudável para incluir nos seus preparos culinários.

A manteiga ghee caseira é uma forma mais econômica e igualmente saudável para incluir nos seus preparos culinários. Imagem: (Divulgação).

Modo de preparo:

  • Coloque a manteiga comum (não pode ser margarina) em uma panela e leve ao fogo médio-alto;
  • Aguarde a manteiga derreter até começar a ferver;
  • Observe que formará uma espuma e, em seguida, ela baixa. Quando formar a segunda espuma, aguarde alguns minutos e retire do fogo (formará uns cristais no fundo da panela, que é a lactose);
  • Após esfriar, coe, retire a espuma e os cristais e coloque em um recipiente de vidro;
  • Deixe no freezer até endurecer e depois retire.
    Está pronta para usar!

Tenho certeza que vocês irão amar essa receita. Além dos que buscam uma alimentação saudável e aos intolerantes à lactose, essa manteiga é melhor e mais aconselhada às pessoas com problemas de colesterol. Se você tem níveis elevados de colesterol, veja só que vídeo bacana preparei para você no Canal mais Saudável do Brasil!

Beijos da Nutri,

Vanessa Baad

Deixe seu comentário