13 de agosto de 2017

Frutose das frutas faz mal?

Fruta engorda?

Olá pessoal!! Tem muita gente achando que comer fruta engorda, uns julgam pelo índice glicêmico de algumas frutas ser alto (tópico para outro post 😉 ), outros pelo fato de que fruta contêm frutose, então já viram por aí que faz mal e é melhor excluir da dieta. Vamos com calma, para que vocês entendam de uma vez por todas porque não precisa disso!

Primeiro o que é frutose?

A frutose é um tipo de açúcar que está em vários produtos existentes como: refrigerantes, bebidas energéticas, cereais, biscoitos, bolos, sorvetes, pães, frutas e vegetais. Muitos acreditam que ela é o açúcar das frutas. Parte disto é verdade, mas as frutas, possuem outros tipos de açúcar presentes em maior quantidade como a sacarose e a glicose por exemplo.

Aquela frutose que vemos nos rótulos dos alimentos processados é derivada do milho: é um xarope de milho. Os produtores de alimentos processados estão adoçando muito aquilo que comemos com grandes quantidades desta frutose derivada do milho, que, por seu lado, muitas vezes é geneticamente modificado.

Como vários estudos demonstram os efeitos maléficos da frutose na sua forma isolada (em produtos industrializados) sobre a saúde: aumento de triglicerídeos no sangue, acúmulo de gordura no fígado, aumento da glicemia, aumento de pressão arterial, aumento da fome e elevação das concentrações de ácido úrico muita gente confundiu essa frutose com a frutose das frutas entenderam?

alimentos-industrializados
Produtos industrializados são ricos em frutose.

Porém a concentração de frutose da fruta é bem inferior quando comparada a concentração no mel e no xarope de milho. Portanto, não deixe de consumir frutas.

É importante salientar o crescente aumento de seu consumo de frutose presente nos produtos industrializados. Portanto, sempre leia o rótulo para identificar a presença de xarope de milho e frutose nesses alimentos. 😉


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Beijos da Nutri,

Vanessa Baad 

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