9 de janeiro de 2017

Fruta do dia: Banana!

Olá pessoal hoje a fruta do dia é a banana!!

Fruta que marca presença na mesma do brasileiro desde a infância, sendo ingrediente base das papinhas de bebê. Esta escolha feita por nossas mães e avós tem mesmo razão: a banana é um superalimento rico em carboidratos, vitaminas, minerais e outros nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo.

O que é que a banana tem?

–Entre os nutrientes da banana ainda estão uma grande concentração de potássio, magnésio, ferro, vitaminas A, C e do complexo B. Fibra alimentar e compostos fenólicos, um grupo de antioxidantes que previnem o envelhecimento precoce e ajudam no relaxamento muscular.minions-banana

–A banana também possui triptofano, um aminoácido que atua como precursor da serotonina, o neurotransmissor relacionado ao prazer e bem-estar. “Desta forma, a banana contribui para a melhora da insônia, TPM e estresse”.

Curiosidade: 

Sabe aquele fiapinho que muita gente joga fora? Chama-se albedo e ele é uma fibra que faz muito bem á saúde!

E as calorias?

Veja a diferença entre cada tipo:

Banana nanica:

Sabor adocicado, rica em magnésio e potássio.

Calorias: 92 a cada 100 gramas

Fibra alimentar: 1,9g a cada 100 gramas

Banana-da-terra:

Possui maior teor de vitamina C e carboidrato (amido) do que as demais. Boas doses de magnésio, potássio e manganês. Ideal para preparações quentes.

Calorias: 128 calorias a cada 100 gramas

Fibra alimentar: 1,5 g a cada 100 gramas

beneficios-da-banana-1-640-427

Banana-prata:

Sabor levemente ácido, boa durabilidade, rica em potássio, magnésio e vitamina B6. Possui o menor teor de frutose (açúcar da fruta) entre as variedades.

Calorias: 98 a cada 100 gramas

Fibra alimentar: 2 g a cada 100 gramas

Banana maçã:

Mais fibras em menos calorias. Contém magnésio, vitamina B6, vitamina C, potássio e manganês. Apresenta mais fibras do que os outros tipos.

Calorias: 87 a cada 100 gramas

Fibra alimentar: 2,6 g a cada 100 gramas

Banana-ouro:

Contem magnésio, potássio e vitamina B6. Em calorias, só perde para a banana da terra.

Calorias: 112 calorias a cada 100 gramas

Banana verde:

Essa merece destaque, principalmente para ser acrescentada em receitas, sucos e sopas. A banana verde apresenta maior quantidade de amido resistente, que é fermentado no intestino grosso e favorece a saúde e o bom funcionamento do órgão. O consumo regular da farinha ou da biomassa de banana verde por exemplo, aumenta a sensação de saciedade e ajuda a previnir o ganho de peso e absorção de açúcar pelo sangue (para diabéticos ela é um alimento super interessante). 😉


Gostou da matéria? Não deixa de compartilhar com seus amigos no facebook 😉

Beijos da Nutri,

Vanessa Baad

Deixe seu comentário