18 de fevereiro de 2018

Cúrcuma: Conheça os 6 Benefícios dessa Raiz Poderosa para sua Saúde

A cúrcuma é uma raiz da mesma família do gengibre (por isso são tão parecidos). Essa especiaria é muito popular na culinária indiana e na medicina ayurvédica.  Atualmente, há mais de 300 publicações científicas falando sobre seus benefícios e funções positivas para o organismo. Por isso, a cúrcuma tem se tornado um dos suplementos nutricionais mais aclamados da nutrição e medicina preventiva e vou te dizer o porquê:

pó de açafrão
Os efeitos da cúrcuma para nossa saúde são cada vez mais comprovados. Vale a pena inserir em nossa rotina alimentar. Imagem: (Divulgação)

6 Benefícios da Cúrcuma para sua Saúde:

1. Anti-inflamatório natural

A inflamação está presente na maioria dos processos relacionados às doenças crônicas como diabetes, doenças cardiovasculares, câncer, síndrome metabólica, mal de Alzheimer e várias doenças degenerativas (1).

Portanto, qualquer substância que ajude a combater a inflamação crônica tem uma potencial importância na prevenção e até mesmo no tratamento destas doenças.

Os estudos demonstram que a curcumina tem forte efeito anti-inflamatório. Ela é tão poderosa que se compara à eficácia de algumas drogas anti-inflamatórias. Isso porque ela consegue atuar em múltiplas etapas da via inflamatória a nível molecular.

2. Antioxidante poderoso

O dano oxidativo é um dos mecanismos por trás do envelhecimento e de muitas doenças. Ele envolve os radicais livres, que são moléculas altamente reativas com elétrons não pareados. Os radicais livres tendem a reagir com importantes substâncias orgânicas tais como os ácidos graxos, as proteínas ou o DNA.

A curcumina é um potente antioxidante que pode neutralizar os radicais livres devido à sua estrutura química. E tem mais: a curcumina também estimula a atividade das enzimas antioxidantes do corpo.

3. É fonte de compostos Bioativos

Estes compostos são chamados de curcuminoides, dentre os quais o mais importante é a curcumina.

A curcumina é o ingrediente ativo principal da cúrcuma. E o teor de curcumina na cúrcuma é cerca de 3% do peso da cúrcuma. Por isso, se você pretende obter os efeitos completos, então o ideal é utilizar o extrato com quantidades significativas de curcumina, ou utilizar diariamente a cúrcuma em seus alimentos.

Pesquisas observaram que para a curcumina ser melhor absorvida, ela deve ser consumida juntamente com a pimenta preta, que contém piperina… uma substância natural que intensifica a absorção da curcumina em até 2000%. Dica boa essa não é mesmo?

Quando há a associação entre curcumina e piperina, a dosagem diária ideal para prevenção e manutenção da saúde é de 500mg de Curcumina + 100mg de Piperina. A curcumina também é lipossolúvel, então pode ser uma boa ideia ingeri-la com uma refeição que inclua gorduras.

cúrcuma e pimentas
Misturar cúrcuma e pimenta pode potencializar os benefícios para sua saúde! Imagem: (Divulgação)

4. Previne doenças cardíacas

A curcumina leva a melhorias na função endotelial (vasos sanguíneos). Um estudo mostra que ela é tão eficaz quanto a prática de atividade física, e outro mostra que ela funciona tão bem quanto a droga Atorvastatina. Bom para prevenção e para o tratamento também!

5. Ajuda a prevenir câncer

Estudos mostram que ela pode reduzir a angiogênese (o crescimento de novos vasos sanguíneos nos tumores), a metástase (a disseminação do câncer), bem como contribuir para a morte das células cancerosas (2),(3).

6. Ajuda no tratamento da depressão

A depressão também está ligada à níveis reduzidos do fator neurotrófico derivado do cérebro e a um encolhimento do hipocampo, uma área do cérebro que desempenha um papel no aprendizado e na memória. Existe também alguma evidência de que a curcumina eleve os níveis dos neurotransmissores cerebrais serotonina e dopamina e que seu efeito foi melhor do que o Prozac (droga utilizada no tratamento). (4)

Como e onde posso usar a cúrcuma?

A cúrcuma também é conhecida como açafrão-da-terra, e é facilmente encontrada em feiras e mercados.

Uma sugestão de consumo é 1,5g do pó (1 col. de chá) na finalização dos alimentos – de 2 a 3 vezes ao dia.

  • Você pode substituir os corantes artificiais por cúrcuma;
  • Utilize junto com outras ervas no refogado ou tempere em legumes assados.
  • Adicione cúrcuma em sopas (não altera o sabor).

Por falar em sopas, aqui no Blog tem uma matéria muito bacana com receitas de sopas para quem quer emagrecer de forma saudável.

Viu como a cúrcuma é bacana? Se você tem mais interesse em saber seus benefícios e formas de uso, não deixa de assistir esse vídeo que preparei no Canal mais Saudável do Brasil!

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Beijos da Nutri,

Vanessa Baad

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