27 de março de 2017

Benefícios do feijão

Olá pessoal, hoje vamos falar sobre um alimento muito consumido no nosso dia a dia: o feijão! Esse elemento típico da culinária brasileira, é uma fonte rica de nutrientes e benefícios para a saúde. Além de possuir nutrientes essenciais como vitaminas (a maior parte do complexo B), ferro, cálcio e proteínas, o fato de ser pouco calórico conta muitos pontos a favor do feijão.

Para você ter ideia, uma concha generosa do grão tem apenas 95 calorias. É menos do que tem um pão francês! Além disso, um poder de saciar a fome. Isso se explica: quando ingerimos proteína (e o feijão tem muita proteína vegetal), nosso cérebro entende que já estamos satisfeitos e que é hora de parar. Resultado: comemos menos e nos sentimos mais satisfeitos.

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Adicione algumas gotinhas e limão no seu feijão diariamente

Composição nutricional

No geral, os feijões apresentam, em sua composição, entre 60% a 65% de carboidratos, 16% a 33% de proteínas e fibras solúveis (aquelas que, em contato com água, formam um “gel” que dificulta a absorção de açúcar e gordura).

Além disso, o feijão ajuda a combater anemia, colesterol alto e câncer. Existe muita gente que retira o feijão da alimentação por achar que estraga a dieta. Algo totalmente desnecessário. Dietas eficientes são aquelas que te fazem sentir bem e conseguem manter seu corpo trabalhando bem.

Por último, vale lembrar que o correto é deixar o feijão de molho por pelo menos 8 horas para diminuir o teor de fitatos. Os fitatos diminuem a absorção de alguns nutrientes como o ferro e o cálcio, e se você tem problemas de digestão, essa prática vai acabar ocasionando desconforto gástrico.

Outra dica é acrescentar algumas gotinhas de limão ao feijão, depois de pronto no seu feijão. Isso vai ajudar a absorver mais ferro e a diminuir a formação de gases (queixa muito comum).

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