13 de janeiro de 2020

Alimentos Funcionais: o que são e como podem te Ajudar a secar?

Provavelmente vocês já ouviram falar sobre alimentos funcionais, nutrição funcional e como eles são importantes na nossa alimentação…mas o que é alimento funcional ?

Alimentos funcionais: O que são?

Aqui no Brasil, o Ministério da Saúde, através da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), regulamentou os Alimentos Funcionais através da Resolução n. 18, de 03/12/1999 (1). Portanto, por lei, Alimento Funcional é todo alimento ou ingrediente que, além das funções nutricionais básicas, quando consumido como parte da rotina alimentar usual, produz efeitos metabólicos e/ou fisiológicos benéficos á saúde.

Ou seja, são todos alimentos ou ingredientes que possuem uma função especial. Além apenas de nutrir, eles também possuem o poder de promover saúde. Isso porque estão associados com a diminuição dos riscos de algumas doenças. Como  por exemplo: obesidade, diabetes e colesterol alto por exemplo.

alimentos funcionais brocolis e couve flor
Os alimentos funcionais são verdadeiros remédios para nosso organismo. Imagem: Divulgação

 

Principais alimentos funcionais:

Quer receber mais conteúdos como esse por email?

Então junte-se a mais de 500 mil pessoas que assim como você desejam melhorar sua alimentação:

Alimentos Funcionais que te ajudam a secar:

Os alimentos funcionais que podem ajudar no emagrecimento são aqueles ricos em fibras, pois promovem maior saciedade e os termogênicos. Os alimentos termogênicos são assim chamados pois aceleram o metabolismo, fazendo com que o corpo seque mais rápido.

Exemplos de alimentos funcionais que te ajudam a secar:

  • Pimenta vermelha;
  • Mostarda;
  • Gengibre;
  • Café;
  • Chá verde.

O nutricionista especialista em nutrição funcional é aquele profissional habilitado a prescrever esses alimentos ou nutrientes de forma segura aos objetivos específicos de cada pessoa. E isso é bem importante, já que antigamente a maioria dos profissionais só enxergava a nutrição como uma tabela de cálculos que não explorava o benefício de cada alimento em si. É uma área nova, mas em constante crescimento.

E nutri, vale a pena inserir esses alimentos na minha alimentação, diariamente? Com certeza, por definição o alimento não vai fazer “efeito” se consumido uma vez ou outra, seu uso tem que ser constante!

Aqui no blog tem uma receita bem simples de pão de forma funcional feito em 3 minutos no microondas. Tenho certeza que vocês irão adorar! Confira clicando aqui.

 

Quer saber mais sobre as estratégias para secar sem passar fome? Então, clica aqui. E não deixa de conferir esse vídeo no Canal mais Saudável do Brasil! Aposto que você vai aprender muita coisa pra te ajudar a secar!

Beijos da Nutri,

Vanessa Baad

Deixe seu comentário