10 de junho de 2021

Alimentação Inteligente: O que comer antes de dormir para secar rápido

 

A alimentação influencia diretamente vários aspectos no nosso organismo. Quando se diz respeito ao nosso sono, ela pode interferir positivamente ou também negativamente. Para além da qualidade desse sono, o que ingerimos antes de deitar também influencia no processo da perda de peso.

Quando consumimos os alimentos com estratégia  conseguimos além de melhorar o processo de descanso noturno, potencializar a queima de gordura no nosso organismo.

Qual a relação do sono com a perda de peso e a alimentação?

Ter uma noite bem dormida, promove a regulação nos níveis de hormônios importantes relacionados a fome. Também ajuda a  diminuir os níveis de cortisol – hormônio relacionado ao estresse que pode aumentar o seu apetite e dificultar a queima de gordura.

No entanto, mesmo dormindo, seu metabolismo segue trabalhando. Com os alimentos errados, você pode acabar sabotando o processo de queima de gordura que acontece enquanto você dorme. Com isso, no lugar de perder peso, você passa a ganhar cada vez mais.

Alimentos que podem atrapalhar o seu sono e seu processo de perda de peso

Excesso de alimentos ricos em açúcares

Uma alimentação regida por doces, pães, bolos e massas em geral, que é consumida pouco antes da hora de deitar, gera  desordens do sono, desequilíbrios hormonais e atrapalha a queima de gordura. O motivo disso acontecer é que os níveis de estresse oxidativo e mediadores inflamatórios aumentam.

Alimentos ricos em açúcares refinados, geram desordens do sono e atrapalham a queima de gordura durante a noite. Imagem: Divulgação.

Alimentos Industrializados

Biscoitos, ultraprocessados e embutidos. A exemplo: Salchichas, Linguiças, Presunto, Sopas Instantâneas e refeições prontas, trazem corantes, conservantes e aditivos químicos. Esses compostos provocam o aumento de citocinas pró-inflamatórias, que atrapalham o metabolismo e a qualidade do sono.

Carnes Vermelhas e embutidos

O consumo desses alimentos antes de deitar não é recomendado devido a demora que o corpo leva para digeri-los.  Cada um deles, é rico em tiramina,  substância que interfere na liberação da noradrenalina, responsável por induzir o sono. Assim, as chances de desconforto abdominal, para quem ingere carne e embutidos, nos períodos noturnos  podem ser bem maiores, assim como a desregulação no sono e no funcionamento do organismo.

É importante não exagerar em alimentos pesados e de difícil ingestão como é o caso das carnes, próximo ao horário de dormir. Imagem: Divulgação.

É importante também se atentar ao consumo de…  

Alimentos apimentados e pimentas em geral

Esses alimentos possuem Capsaicina, substância estimulante que apesar de ajudar na queima de gordura, se consumida a noite, pode ocasionar o efeito inverso, já que interfere no ciclo do sono.

Alimentos Estimulantes

Bebidas como: café, mate, chá verde, bebidas alcoólicas e refrigerantes, aumentam o Cortisol, um hormônio que interfere na produção de Serotonina e elevam o pico de insulina no sangue, causando uma breve, mas falsa sensação de disposição e energia que atrapalha a qualidade do seu sono.

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Alimentos de alto índice glicêmico

Esses alimentos aumentam a glicose no sangue rapidamente. Isso faz com que ocorra altos picos de insulina. O que  influencia a qualidade do sono e a produção de outros hormônios responsáveis pelo emagrecimento.

Fique atenta a Grandes porções

Consumir uma grande quantidade de alimentos faltando pouco tempo para você dormir, pode atrapalhar seu descanso, gerando desconforto abdominal. Além disso, pode prejudicar o funcionamento metabólico e digestivo no seu corpo.

Grandes refeições e alimentos de alto índice glicêmico, podem atrapalhar o funcionamento no metabolismo durante o sono. Imagem: Divulgação.

Alimentação Inteligente para Secar e melhorar a qualidade do sono

Frutas como Banana, Abacate, Kiwi e Tangerina

Além de conter Triptofano, um aminoácido precursor da Serotonina, o hormônio do bem estar, essas frutas também são fonte de Melatonina, substância conhecida como o hormônio do sono que promove melhora no descanso noturno.

O processo de digestão após as 18 horas é mais lento. Por isso é preciso conhecer quais os melhores alimentos para consumir nesse período para ter uma boa noite de sono e conseguir secar. Imagem:Divulgação.

Vegetais como folhas escuras

Couve, Brócolis, espinafre, Repolho, são alguns exemplos de vegetais, que pode ser uma ótima opção para a ceia. Isso porque são fontes de carboidratos de baixo índice glicêmico e ricos em fibras. Com sua forte ação anti-inflamatória e antioxidante e ainda a riqueza em magnésio,  esses alimentos são capazes de auxiliar o relaxamento dos músculos, proporcionando um efeito calmante essencial para descansarmos.

Couve, Brócolis, espinafre, Repolho são algumas das melhores folhas verdes escuras, para se consumir durante a noite. Imagem: Divulgação.

Cereais como aveia, chia e linhaça

Incluir a aveia ou a linhaça no lanche da noite ou jantar, sem dúvidas pode contribuir  para termos uma noite de sono melhor. O motivo disso, é a riqueza em melatonina, substância que ajuda a melhorar a qualidade do sono.

Procure investir também em…

Sementes de abóbora e oleaginosas (nozes, amêndoas, castanhas)

São fontes de Triptofano, ômega 3 e outras substâncias que além de melhorarem a qualidade do sono, também contribuem para a queima mais acelerada de gordura no organismo no período noturno.

Alimentos ricos em Triptofano, Magnésio, ômega-3, vitamina D e Cálcio auxiliam na melhora do sono e na queima de gordura. Imagem: Divulgação.

Chás calmantes

Chá de camomila, maracujá, hortelã, Melissa, Maçã e Valeriana além de propiciar um efeito calmante nos ajudando a descansar melhor, também podem contribuir para a redução do desejo por comidas ou doces pouco tempo antes de deitarmos.

Estratégias para Secar e Ter uma noite de sono de qualidade

 -Evite jantar muito perto da hora de dormir ;

-Não assista televisão enquanto come;

-Reduza o uso de celular ao anoitecer, para ter mais qualidade de sono. O ideal é que você deixe de utiliza-lo uma hora antes;

Além da alimentação, algumas estratégias podem te ajudar a ter uma noite de sono de maior qualidade. Imagem: Divulgação.

-Tome um banho relaxante e  crie um ambiente relaxante para deitar;

Tenha estratégia Alimentar e saiba combinar os alimentos

Para potencializar a queima de gordura no organismo e para melhorar a qualidade do seu sono ter uma Alimentação Inteligente é fundamental. Ela te ensina a combinar os alimentos e utiliza o poder de cada um deles para te ajudar na melhor qualidade de vida e na conquista por seus objetivos.

Aprender a combinar os alimentos e ter estratégias alimentares, ajuda a potencializar a queima de gordura no organismo e melhorar a qualidade do seu sono. Imagem: Divulgação

Essa nova forma de se alimentar,  te faz secar de um jeito simples, rápido e sem dieta. Os benefícios de alguém que pratica esse estilo de vida vão além da conquista do corpo dos sonhos. Ela traz inúmeras outras vantagens, entre elas, a melhora na qualidade de vida, saúde e higiene do sono. 

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Beijos da Nutri;

Vanessa Baad. 

 

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