29 de novembro de 2018

Açúcar de coco: é mais Saudável que os outros? Fato ou Fake?

O açúcar de coco está se tornando um substituto comum do açúcar na mesa de quem procura uma alimentação saudável. Mas então, será mesmo que o açúcar de coco é melhor que os outros tipos de açúcares?

O que é o açúcar de coco e como é feito?

O açúcar de coco é uma açúcar natural que vem da seiva das flores da palma do coco. Essa seiva é coletada e colocada sob calor até que grande parte da água seja evaporada (caramelização).

Dessa forma, o produto final é marrom e granulado. Sua cor parece bastante com o açúcar bruto, mas o tamanho da partícula é  menor.

açúcar de coco
É importante conhecer as propriedades do açúcar de coco antes de substituir ou consumi-lo em excesso. Imagem: (Divulgação)

Benefícios

Uma das vantagens do açúcar de coco é ser rico em vitaminas e minerais que não são perdidos durante seu processamento (diferentemente do que ocorre com o açúcar branco ou refinado), ferro, zinco, cálcio e potássio, além de alguns ácidos graxos de cadeia curta, polifenóis e antioxidantes são alguns dos nutrientes que podemos encontrar nesse açúcar.

Além disso, ele contém uma fibra chamada inulina, que pode retardar a absorção de glicose e explicar porque o açúcar de coco tem um índice glicêmico (I.G) mais baixo.

açúcar de coco na colher
Apesar de natural, o açúcar de coco deve ser consumido com moderação. Imagem: (Divulgação)

Teor de frutose

O teor de frutose livre também é baixo (4%), sendo esse açúcar praticamente composto por sacarose. O que devemos levar em conta é que apesar dos benefícios atribuídos a ele, ainda existem poucas pesquisas capazes de comprovar essas afirmações. O índice glicêmico por exemplo varia de acordo com cada indivíduo…e acreditem, até a marca do produto pode interferir nesse valor.

Por isso, nós não podemos (ainda) dizer se ele contém realmente todos esses benefícios divulgados pela indústria alimentícia. Além disso, apesar de ter um teor de frutose livre baixo ele é rico em sacarose (glicose+frutose) o que segundo alguns estudos gera o mesmo risco de complicações atribuídas a frutose livre.

E aí você me pergunta qual a vantagem? Se for realmente comprovada essa questão sobre o índice glicêmico (I.G), ele teria um I.G mais baixo com mais nutrientes. A única observação seria em relação a sua composição (sacarose) e o fato do valor calórico ser igual ao do açúcar comum. As calorias não mudam, portanto não deve ser um produto para uso sem moderação (1).

Bom, então agora que você já sabe um pouco mais sobre o açúcar de coco, coloque na balança e analise se vale a pena o custo benéfico na compra desse produto ok?

Se você está tentando reduzir o consumo de açúcar na sua alimentação, então dá uma olhada nessas matérias aqui em baixo, tenho certeza que vão te ajudar:

Gostou das matérias? Então acho que você vai curtir bastante esse vídeo sobre Stévia – um adoçante natural? Quer saber sobre ele? Acompanha aqui em baixo:

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Beijos da Nutri,

Vanessa Baad.

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